Ishikawa

Páginas: 8 (1798 palavras) Publicado: 12 de dezembro de 2014
Introdução

Kaoru Ishikawa nasceu em 1915 na cidade de Tóquio. Em 1939, licenciou-se em Química Aplicada e Doutorou-se em 1960. Depois da Segunda Guerra Mundial foi um dos impulsionadores da Japonese Union of Scientits and Engineers (JUSE), promotora da qualidade no Japão, e foi presidente do Musashi Institute of Tecnology.
Contribuiu muito para a qualidade e também para a gestão das empresas,foi o guru que mais enfatizou o lado humano da qualidade. Como exemplo pode ser citado os Círculos de Controle da Qualidade (CCQ), que são reuniões regulares entre grupos de trabalho de uma determinada área da empresa (podendo ser de áreas diferentes) que se reúne para discutir sobre os problemas da qualidade.
Esteve envolvido nas normas japonesas e internacionais de certificação. Faleceu em1968. Em sua homenagem, a ASQC atribui anualmente a Ishikawa Medal aos indivíduos ou grupos de trabalho que mais se salientaram nos aspectos humanos da qualidade. Seus estudos são bastante importantes na gestão da qualidade. Tendo obtido as primeiras noções de qualidade com os norte americanos, estudou a evolução dos processo de industrialização, e
desenvolveu sua teoria para o Japão. Duas de suascriações foram as "sete ferramentas do controle de qualidade" e principalmente os "círculos de controle de qualidade". Em seu estudo, levantou que as teorias de administração mecanicistas (Taylor e Fayol), com excelentes resultados nos países ocidentais, no início da revolução industrial não eram adequadas a realidade do Japão. Os fatos que levaram o engenheiro a justificar sua teoria foramfundamentados principalmente pelas características demográficas do país, que possui taxas de escolaridade bastante elevada.

Abordagem

A abordagem de Ishikawa nasceu a partir da compilação de diversos aspectos do trabalho de vários especialistas como Deming, Juran e Shewart, acrescentado a eles uma grande preocupação com a participação do elemento humano e trazendo para o controle da qualidade umavisão humanística sob a influencia dos trabalhos de Maslow, Herzberg e McGregor.
Sua filosofia é voltada para a obtenção da qualidade total através de cinco dimensões:
Qualidade
Refere-se especificamente às características do produto ou serviço, capazes de dar satisfação ao consumidor, ou seja, é a propriedade que o serviço da cooperativa, em si mesmo, tem de satisfazer seus clientes.
Istoimplica num conjunto de elementos, tais como ausência de defeitos, perdas, adequação ao uso, erros ou falhas, presença de características que interessam o cliente, entre elas confiabilidade, previsibilidade, etc.
Custo
Mesmo um produto de alta qualidade pode gerar insatisfação do cliente, se o seu preço for inacessível. É evidente que, quanto menor é o preço do produto, mantendo-se a qualidade,maior é a satisfação do consumidor. Portanto, o seu preço deverá estar adequado ao valor que este bem ou serviço tem para o usuário é preciso buscar meios de se reduzir os custos sem afetar a qualidade do produto final.
Entrega/Atendimento
O melhor atendimento é aquele que supera as expectativas do cliente e satisfaz suas necessidades que vão além daquelas supridas pelo produto em si, gerandocontentamento, confiança e credibilidade. O cliente deve ser atendido com boa vontade, cortesia e amabilidade, lembrando que ele espera receber o produto no prazo certo, no local certo e na quantidade certa.
Moral
Esse aspecto está relacionado especificamente com os colaboradores, relacionando com a tradição, índole comprimento dos prazos comprometimento com a empresa e com os clientes.
SegurançaÉ fundamental que o produto ou serviço não ofereça riscos para a saúde física ou psíquica do consumidor seja através de sua ingestão, ou através de sua utilização.
Todos esses aspectos contam com a participação de todas as pessoas da organização da gerencia ao chão de fabrica. No TQC (Total Quality Control) japonês, por meio de uma metodologia bem definida, todos os níveis empresariais colocam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ishikawa
  • ishikawa
  • ishikawa
  • Ishikawa
  • Ishikawa
  • Ishikawa
  • Ishikawa
  • Ishikawa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!