ISEB Vera Bassi

4530 palavras 19 páginas
PÓS-GRADUAÇÃO: PSICOPEDAGOGIA
AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGOGICA
1. Introdução
A avaliação psicopedagógico é um momento inicial de investigação dos processos de aprendizagem, tendo como objetivo compreender os motivos ou origens das dificuldades apresentadas, bem como as potencialidades e capacidades que possam facilitar esses processos.
Através de técnicas psicopedagógicos individuais, é possível reconhecer e elaborar um plano interventivo com estratégias que possibilitem a melhora no rendimento.
O processo de intervenção é posterior a avaliação e objetiva promover a aquisição de novas habilidades além de possibilitar aprendizagem e reaprendizagem com fluidez e competência.
A avaliação e a intervenção psicopedagógico não são serviços exclusivos para crianças e adolescentes, como muitos acreditam. O ser humano, em todas as idades, pode sempre aprender, e sendo a psicopedagogia a especialidade que estuda e investiga o processo de aprendizagem com todas as suas nuances, não existe limites de idade.
Enquanto as crianças e adolescentes são encaminhados para o profissional de psicopedagogia pela família, escola ou serviços de saúde, os adultos, de um modo geral, procuram o serviço por si quando descobrem, que têm alguma dificuldade para aprender ou dificuldades mais perceptíveis nas questões de leitura ou escrita.
2. AVALIAÇÃO PSICOPEDAGOGICA
A avaliação psicopedagógica é a investigação do processo de aprendizagem do indivíduo visando entender a origem da dificuldade e/ou distúrbio apresentado. Como se vê seu objetivo é bastante diferenciado. Dependendo do conceito de avaliação que o psicopedagogo tenha, a avaliação psicopedagógica seguirá o mesmo modelo.
No caso de um profissional que adota a avaliação de cunho classificatório, certamente, irá utilizar um padrão de avaliação psicopedagógica baseada na definição de categorias de problemas encontrados. Por outro lado, se a postura for de utilização da avaliação de natureza diagnóstica, então, a avaliação

Relacionados

  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas
  • Tese de doutorado "na trama do arquivo"
    115431 palavras | 462 páginas