Isaac newton

Páginas: 16 (3905 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
UNIP – Universidade Paulista
Campus Araçatuba – SP

Aline Cristina da Silva Tanaka
Francieli Marchi Rufo
Nelson...

Importância do estudo da resistência bacteriana no ambiente hospitalar.

ARAÇATUBA – SP
2013

Aline Cristina da Silva Tanaka

Francieli Marchi Rufo
Nelson...

Importância do estudo da resistência bacteriana no ambiente hospitalar.

Trabalho apresentado ao Curso deFarmácia da Universidade Paulista, como parte dos requisitos para obtenção de aprovação na disciplina ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS (APS), elaborada sob a orientação da Profa. Valéria Rowe.

ARAÇATUBA – SP
2013

RESUMO

Título: Importância do estudo da resistência bacteriana no ambiente hospitalar.
Autores: Aline C. da S. Tanaka, Francieli M. Rufo, Nelson...
Orientador:Profª.Valéria Rowe
Curso: Farmácia e Bioquímica - Ciências da Saúde
Campus: UNIP – Araçatuba

O uso indiscriminado e incorreto de antibióticos faz com que as bactérias adquiram resistência bacteriana, resultando em implicações econômicas, sociais e políticas transnacionais, pois afeta na saúde pública a nível hospitalar e comunitário. A disseminação das bactérias resistentes está associada a falta dehigienização das mãos e roupas, também por meio de instrumentos, objetos de uso pessoal e comum. As intervenções para o controle da disseminação consistem na conscientização da população a higienização, ao uso correto dos fármacos, e os cuidados que os profissionais de saúde devem ter ao contato com os pacientes. Pela seriedade do assunto, estudos estão sendo feitos para minimizar esta condição,estabelecendo os mecanismos de ocorrência e estratégias de prevenção e controle, a partir de uma análise da literatura. Os estudos relacionados a resistência bacteriana no Brasil, são poucas, porém apontam para o aumento do quadro de bactérias que se tornaram resistentes e com isso elevando o nível de morbimortalidade.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5
2. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO SOBRE A RESISTÊNCIABACTERIANA 7
3. RESISTÊNCIA BACTERIANA, SUA TRANSMISSÃO E DISSEMINAÇÃO. 7
4. MECANISMOS DE RESISTÊNCIA 8
4.1. Mecanismos genéticos de resistência 9
4.1.1. Resistência inerente ou intrínseca 9
4.1.2. Mutação genética 9
4.1.3. Transferência de material genético 10
5. DESAFIOS PARA CUIDAR EM SAÚDE E AS ESTRATÉGIAS PARA A PREVENÇÃO DA RESISTÊNCIA BACTERIANA 10
5. CONCLUSÃO 16
6.REFERÊNCIAS 18

1. INTRODUÇÃO

Do ponto de vista epidemiológico, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Atlanta, nos Estados Unidos, microorganismos resistentes são aqueles resistentes a uma ou mais classes de antimicrobianos. Sob a perspectiva laboratorial, entende-se como o crescimento de uma bactéria in vitro na presença de concentrações séricas de antibiótico ou quando semostram resistentes a duas ou mais classes de drogas que interfeririam em suas funções de crescimento e, às quais seriam habitualmente sensíveis.
Em meados dos anos de 1950, foram encontrados os primeiros registros de surtos por Staphylococcus aureus resistentes à penicilina em ambiente hospitalar, fato consolidado quando na década de 1960 surgiu o primeiro caso de resistência às recém descobertaspenicilinas β-lactâmicas, como a meticilina, reconhecendo-se, então, no final da década de 1970, as cepas Staphylococcus aureus resistentes à meticilina (MRSA) como uma pandemia. E, colocando-se como uma situação cujo controle ainda está distante, em 2002, nos Estados Unidos, foi descrito o primeiro caso de resistência total do Staphylococcus aureus à vancomicina.
Desta forma, a resistênciabacteriana emerge como um problema mundial de saúde pública atraindo a atenção de órgãos governamentais nacionais e internacionais como Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Organização Mundial de Saúde (OMS), o CDC e associações de controladores de infecções hospitalares, além da indústria farmacêutica internacional.
Frente a este contexto, diversas iniciativas têm sido propostas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Isaac Newton
  • Isaac newton
  • isaac newton
  • Isaac newton
  • Isaac newton
  • Isaac newton
  • Quem foi Isaac Newton
  • Isaac Newton

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!