Isaac Newton E O Telesc Pio Newtoniano

434 palavras 2 páginas
Isaac Newton e o telescópio Newtoniano

A filosofia iluminista centrava-se em dois aspectos para explicar todas as coisas: razão e ciência, e foi pelo método cientifico que Isaac Newton(1642-1727), um importante cientista inglês iluminista, contribuiu de forma imensurável para o que chamamos de ciência hoje em dia, pois dentre os seus experimentos e descobertas como a lei da gravitação universal e as suas três leis, divulgados em sua obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, ele descobriu a verdadeira refração de luz. Neste experimento ele descobriu que a luz branca é, na verdade, composta por todas as cores. Ele chegou a essa conclusão fazendo incidir luz branca em uma face de um prisma de vidro polido, e observou como, em uma das outras face, essa luz se desfragmenta em várias cores, criando aquilo a que chamou de espectro.
Durante os estudos de decomposição da luz já citados Newton compreendeu que a origem da aberração cromática (Aberração causada por uma lente, onde a luz composta por diferentes comprimentos de onda tem foco a distâncias diferentes em relação aos comprimentos de onda) estava no fato de raios de luz de cores diferentes serem desviados de formas diferentes na passagem de um meio para outro. Porém ele percebeu que no espelho isso não acontecia. Ele observou que direção em que a luz é refletida por um espelho não depende da sua cor, mas sim apenas da direção de incidência do raio de luz sobre a superfície do espelho. Então, com base nesses estudos, Newton produziu um telescópio que, por ser um telescópio refletor e não refrator, não produz aberração cromática.
O primeiro telescópio refletor só foi construído efetivamente em 1668 e era constituído por três elementos: um espelho côncavo, um espelho plano e uma lente convergente. O espelho tinha pouco mais de três centímetros de diâmetro e dezesseis centímetros de distância focal e era feito de “speculum” uma liga de cobre e estanho que quando polida refletia relativamente bem os raios de

Relacionados

  • Gravitação universal
    11163 palavras | 45 páginas
  • Astronomia
    210604 palavras | 843 páginas
  • livro
    225318 palavras | 902 páginas
  • Fisica (calorimetria)
    141602 palavras | 567 páginas