Is simples always better? Consumer evaluations of front-of-package nutrition symbols.

489 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES

Tópicos Especiais de Marketing I

RESENHA DO SEMINÁRIO
Is simples always better? Consumer evaluations of front-of-package nutrition symbols.

O artigo trabalhado mostra dois dos novos formatos que as empresas tem utilizado para transmitir informação nutricional através da embalagem, principalmente na face frontal da mesma. Esses ícones, conhecidos como Front of package (FOP) ícons, são trabalhados dentro de duas categorias: Smart Choices (SC) ícons e Traffic Light - Guide Daily Amounts (TL - GDA) Ícons. O primeiro também é conhecido como “ícones inteligentes” e o segundo é visto como um “ícone mais complexo”.

Esses icones nutricionais visam resumir todo o valor nutricional dos alimentos em poucas informações, logo na frente do produto, de modo a auxiliar os consumidores a realizarem escolhar nutricionais mais sadias.

A principal diferença entre eles é que o SC simplifica as informações de tal modo que pode induzir o consumidor a erro, enquanto o TL - GDA transmite informações mais complexas. Além disso, os autores mencionam a importancia da consciencia nutricional no momento da compreensão destes icones.

Com base no chamado do EUA Food & Drugs Administration (FDA), os autores buscam testar estes ícones para compreender se as avaliações nutricionais são corretas, se elas são utilizadas com precisão pelos consumidores, quais as atitudes que elas geram perante o produto e se influenciam na intenção de compra dos clientes.

Os autores realizaram uma pesquisa através de questionário online, onde obtiveram 520 respondentes, entre 18 e 83 anos.

Após extenso trabalho analítico, os pesquisadores averiguaram que ambos ícones possuem influência positiva na avaliação do consumidor em relação ao número de nutrientes.

O ícone SC mostrou-se muito simplificado, o que poderia levar a deduções errôneas sobre a saudabilidade do produto, e, de acordo com profissionais, não é tão restritivo

Relacionados

  • 22222
    405343 palavras | 1622 páginas
  • radiacais
    224418 palavras | 898 páginas