Irvim Yaloom psicoterapia de grupo

4536 palavras 19 páginas
Psicoterapia em Grupo: A abordagem combinada de Irvin Yalom
Autora: Ana Karina F. Barreiros
Psicóloga clínica, social e organizacional
Psicoterapeuta corporal

Irvin Yalom e o seu quadro de referência teórico: uma abordagem combinada
Irvin Yalom, nasceu em 1931 nos EUA. É psiquiatra de formação e tem dedicado grande parte da sua carreira à psicoterapia individual e de grupos, áreas onde tem dado importantes contribuições.
O autor tem diversos livros e artigos publicados sobre estes temas. Neles, revela uma grande versatilidade uma vez que utiliza conceitos e abordagens provenientes de diferentes orientações teóricas da psicologia.
Atualmente, Yalom posiciona-se como um psicoterapeuta existencial, mas não nega a importância da psicanálise e do grande impacto da descoberta do inconsciente, bem como as suas consequências na prática clínica. O autor faz uso deste conceito nas suas obras e de outros relacionados a abordagem dinâmica. Além da influência psicanalítica, Yalom também refere aspetos da sua prática que estão associados a corrente cognitivo-comportamental. Por isso fala-se em “abordagem combinada” quando se trata de definir o trabalho de Irvin Yalom.
No seu livro, Psicoterapia Existencial de 1980, o autor procura explicar esta orientação terapêutica, sua estrutura teórica e técnicas daí provenientes. É aqui que define a psicoterapia existencial como uma terapia que tem um enfoque dinâmico concentrado nas preocupações existenciais do indivíduo, onde a relação intersubjetiva que se estabelece entre terapeuta e paciente tem uma dimensão fundamental.
Para ilustrar esta ideia, Yalom cita um caso de Freud na introdução deste livro, é o caso de Elisabeth Von R., que Freud trata com êxito em 1892, atribuindo o alívio de certos desejos e pensamentos nocivos ao facto da paciente falar sobre eles e eliminar o recalcamento. Contudo, Yalom cita diversos elementos interpessoais, que considera terapêuticos neste caso e que não devem ser

Relacionados