Irrigação de baneneira

1824 palavras 8 páginas
IRRIGAÇÃO DA BANANEIRA
Édio Luiz da Costa1, Eugênio Ferreira Coelho2, Fúlvio Rodriguez Simão3, Maurício
Antônio Coelho Filho4, Polyanna Mara de Oliveira5
RESUMO
Com o aumento das fronteiras agrícolas e a necessidade de uma agricultura mais eficiente, surge a necessidade de informações agronômicas que melhorem a rentabilidade, a qualidade final do produto e a conservação do ambiente. A técnica da irrigação se insere no conjunto de ações que são realizadas para se atingir estes objetivos. O aumento da demanda por recursos hídricos tem despertado nos usuários a necessidade do uso racional da água, o que se tem buscado com o uso de métodos de irrigação mais eficientes e técnicas de manejo da irrigação, de forma a reduzir custos com a atividade mantendo a qualidade do produto e a produtividade em níveis adequados. O objetivo com esse capítulo é orientar agricultores e extensionistas sobre os princípios básicos da irrigação na cultura da bananeira; difundir informações sobre manejo da irrigação, equipamentos, noções de fertirrigação e efeito da salinidade.
Palavras-chave: Manejo de irrigação, fertirrigação, salinidade, recursos hídricos, fruticultura. INTRODUÇÃO
O rendimento da bananeira é bastante afetado pela condição hídrica do solo. Tanto deficiências quanto excessos de água, em qualquer de suas fases vegetativas, causam redução no desenvolvimento e na produtividade em diferentes proporções (COSTA et al.,
1999).
As ações realizadas no manejo adequado da irrigação em um bananal permitem que a quantidade de água aplicada seja no momento adequado e que atendam as
1 Engo Agrícola, D.Sc., Pesquisador da EPAMIG-CTCO, Prudente de Morais-MG. Correio eletrônico: edio.costa@epamig.br. 2 Engo Agrícola., D.Sc., Pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Cruz das Almas – Ba. Correio eletrônico: ecoelho@cnpmf.embrapa.br.
3 Engo Agro., M.Sc., Pesquisador da EPAMIG-CTNM, Caixa Postal 12, 39440-000, Janaúba-MG. Correio eletrônico: fulvio@epamig.br.

Relacionados