Irrigação

Páginas: 180 (44825 palavras) Publicado: 10 de maio de 2013
PROF. JORGE LUIZ PIMENTA MELLO, D.S. PROF. LEONARDO DUARTE BATISTA DA SILVA, D.S.
ABRIL – 2007

Este material se constitui no principal apoio à condução das disciplinas IT 115 – Irrigação e Drenagem, oferecida ao curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas e IT 157 – Irrigação, oferecida aos cursos de Agronomia e Engenharia Agrícola.

IRRIGAÇÃO

II

É um paradoxo a Terra se mover aoredor do Sol e a água ser constituída por dois gases altamente inflamáveis. A verdade científica é sempre um paradoxo, se julgada pela experiência cotidiana que se agarra à aparência efêmera das coisas. Karl Marx

IRRIGAÇÃO

III

AGRADECIMENTO

Quero expressar o meu agradecimento todo especial ao jovem Professor Leonardo Duarte Batista da Silva, um grande e sincero amigo e excepcionalfigura humana, por ter contribuído de forma brilhante e competente para a melhoria do presente material, opinando sempre de maneira correta sobre o que já estava produzido, e ampliando-o com muita propriedade intelectual. Aproveito a oportunidade para parabenizá-lo pela forma magnífica e categórica que o fez brilhantemente o primeiro colocado em concurso público para Professor da UFRRJ, fato este quesó veio ratificar a sua competência. Por certo, além de nos brindar com a sua convivência no dia a dia, ele irá trazer uma grande e importante contribuição à área de Recursos Hídricos do Departamento de Engenharia. Seja bem-vindo meu caro amigo.

UFRRJ, julho de 2006.
PROF. JORGE LUIZ PIMENTA MELLO

IRRIGAÇÃO

IV

AGRADECIMENTO

Deixo, aqui registrado a minha satisfação em participardesse trabalho com o Professor Jorge Luiz Pimenta Mello, que desde quando cheguei à UFRRJ em 2002, foi sempre uma referência, um incentivador e um grande amigo. Espero que esse trabalho seja apenas o primeiro de muitos, que com certeza ainda virão. Obrigado pela oportunidade de ser co-autor deste texto que visa promover o ensino público, gratuito e de qualidade, cuja meta principal é contribuir paraconstrução de um país melhor para todos.

UFRRJ, outubro de 2006.
PROF. LEONARDO DUARTE BATISTA DA SILVA

IRRIGAÇÃO

V

Capítulo I – Introdução ao estudo da irrigação 1.1 – Considerações iniciais 1.2 – Histórico e desenvolvimento 1.3 – A irrigação no Brasil e no mundo 1.4 – Área irrigada e métodos de irrigação utilizados nas diferentes regiões do Brasil 1.5 – A irrigação e o meioambiente 1.6 – Contaminação dos mananciais hídricos 1.7 – Cobrança pelo uso da água para irrigação 1.8 – Tipos de sistemas 1.9 – Critérios para a seleção do método 1.10 – Vantagens da irrigação Capítulo II – Estudos Climáticos: Evapotranspiração 2.1 – Introdução 2.2 – Conceitos fundamentais 2.3 – Fatores intervenientes no processo de evapotranspiração 2.4 – Evapotranspiração potencial das culturas e a dereferência 2.5 – Quantificação da evapotranspiração 2.5.1 – Métodos diretos 2.5.1.1 – Lisímetros 2.5.1.2 – Parcelas experimentais no campo 2.5.2 – Métodos indiretos 2.5.2.1 – Tanque Evaporimétrico “Classe A” 2.5.2.2 – Método de Thornthwaite 2.5.2.3 – Método de Blaney-Criddle modificado (FAO) 2.4.2.3 – Método da Radiação 2.4.2.4 – Método de Hargreaves – Samani 2.4.2.5 – Método dePenman-Monteith-FAO Capítulo III – Estudos Pedológicos 3.1 – Disponibilidade de água no solo 3.2 – Infiltração da água no solo 3.2.1 – Introdução 3.2.2 – Equações representativas da infiltração 3.2.2.1 – Equação tipo potencial 3.2.2.1 – Equação tipo potencial modificada (equação de Kostiakov-Lewis) 3.2.3 – Métodos de determinação de Vi e I 3.2.3.1 – Método do infiltrômetro de anel 3.2.3.2 – Método do infiltrômetrode sulco 3.2.3.3 – Método da entrada e saída da água no sulco 3.2.4 – Resolução da equação de infiltração utilizando o método numérico de Newton-Raphson Capítulo IV – Sistemas de Irrigação 4.1 – Introdução 4.2 – Parâmetros para o dimensionamento de um sistema de irrigação 4.3 – Classificação dos sistemas de irrigação 4.4 – Fatores que influenciam na escolha do método de irrigação
IRRIGAÇÃO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Irrigação
  • IRRIGAÇÃO
  • Irrigação
  • Irrigação
  • IRRIGAÇÃO
  • irrigação
  • IRRIGAÇÃO
  • Irrigação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!