Irrigação

Páginas: 6 (1351 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
1) Supri as demandas hídricas das culturas desejadas. A função técnica da irrigação é a forma pela qual a água pode ser aplicada as culturas.
2) Vantagens: viabilizar o aumento da produção e produtividade, melhora o produto colhido, permite colheita entressafra amplia o período de produção.
Desvantagens: auto custo inicial do investimento, falta de Mao- de- obra capacitada para aoperação e manutenção dos principais sistemas de irrigação.
3) Sim, pois agrega valor a produção, contribui para o bem estar família, fornece a economia da água.
4) Orientando o agricultor a utilizar o melhor método de e sistema de irrigação para a cultura desejada.
5) Monitoramento de irrigação a serem aplicadas em diferentes métodos e sistemas de irrigação, os critérios de quando e quanto irriga.Racionalidade no uso da água, aumento de produtividade, equilíbrio de meio ambiente.
6) Elaborar e executar projetos de sistemas de irrigação, drenagem,construções e instalações rurais.
7) Pela dificuldade de obtenção de dados climatérios confiáveis pelos produtores irrigante,e pelo auto custo de investimento.
8) Fertirrigação é a aplicação de fertilizantes através da água de irrigação. Vantagens: Reduz a flutuação da concentração de nutrientes no solo na fase de crescimento; Facilidade de adaptar a quantidade e concentração de um nutriente específico de acordo com a necessidade da cultura; Aplicação precisa de nutrientes de acordo com a demanda do cultivo, evitando concentração excessiva de fertilizante no solo e lixiviação; Aplicação de água e fertilizantes em uma faixa determinada desolo onde as raízes estão mais ativas, aumentando a eficiência do fertilizante e diminuindo seu impacto ambiental; Redução do tráfego de máquinas no pomar;Fácil automação da fertilização.
Desvantagens: Custo inicial da infra-estrutura; Obstrução dos gotejadores; Necessidade do manejo por pessoas especializadas; Um mal manejo do sistema pode provocar: acidificação, lavagem de nutrientes e/ousalinização do solo
9) Pelo método de determinação da água no solo. Método gravimétrico, das passagens dos volumes de água e solo, e pelo método de estufa.
10) E a expressão usada para referir ao nível da superfície, para medir a altura da água do fundo a superfície.
11) E a quantidade de água que ocupara o solo.
12) A quantidade de água armazenada pelo solo e dada por sua umidade. A águaarmazenada e medida por uma ‘altura da água’.
13) Textura, capacidade de uso, estrutura, porosidade e profundidade.
14) Quantidade de água numa certa quantidade de solo seco.E determinado pelo método padrão de estufa, teste da bacia do campo e dividindo a quantidade de água pela quantidade de solo seco.
15) A Capacidade de campo é a percentagem de água retida pelo solo em condições naturais ou é aquantidade máxima de água capilar que pode ser retida, contra força da gravidade, por um solo bem drenado. A capacidade de campo pode ser determinada através do método direto (in situ) e indireto (no laboratório). Não, pois esse fator e variável de acordo com a classe do solo. Na quantificação do movimento de água do solo para as raízes e na redistribuição de água no solo.
16) Ponto de murchapermanente é o teor de umidade no qual a planta não consegue mais retirar água do solo. A determinação do PMP em condições de campo é muito difícil determiná-lo, porque o teor de umidade no solo varia com a profundidade, e sempre haverá movimento d’água de outros pontos, para a zona do sistema radicular da planta indicadora do PMP. Por essa razão, a determinação do PMP de um dado solo pode ser feitapor método indireto ou pelo Método Direto ou Fisiológico, em casa de vegetação, utilizando se como plantas indicadoras feijão, girassol. Não, pois esse fator e variável de acordo com a classe do solo. Indica em que condições hídricas encontram-se o solo, para o alcance das plantas.
17) é definida como sendo a relação existente entre a massa de uma amostra de solo seca a 105ºC e a soma dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Irrigação
  • IRRIGAÇÃO
  • Irrigação
  • IRRIGAÇÃO
  • Irrigação
  • irrigação
  • IRRIGAÇÃO
  • Irrigação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!