IRPF

Páginas: 3 (682 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014

O que é o IR.

Imposto de Renda é um imposto cobrado de cada pessoa ou empresa existente no país. Não existe apenas no Brasil, mas em todas as nações do mundo. A porcentagem deduzida darenda média anual é convertida para o governo. Resultando em melhorias para o bem comum (tais como infraestrutura: Estradas, Portos, Aeroportos, etc.). O valor cobrado varia de acordo com o saláriodo contribuinte. Os contribuintes se subdividem em dois grupos: 1. Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) Segundo Dicionário Michaelis: pessoa física é a pessoa natural, isto é, todo indivíduo (homemou mulher) desde o nascimento até a morte. Para efeito de exercer atividade econômica, a pessoa física pode atuar como autônomo ou como sócio de empresa ou sociedade simples, conforme o caso.
Ovalor do IRPF é cobrado mensalmente e no ano seguinte o contribuinte prepara uma declaração de ajuste anual de quanto deve de imposto, sendo que esses valores deverão ser homologados pelas autoridadestributárias
A Declaração é utilizada pela Receita Federal para verificar se o imposto pago ao longo do ano pelo contribuinte foi equivalente ao efetivamente devido. O descumprimento das normas outentativa de burlar a receita pode levar a sérias consequências para o contribuinte. 

Quem está obrigado à entrega da declaração
Está obrigada a apresentar a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobrea Renda referente ao exercício de 2014, a pessoa física residente no Brasil que, no ano-calendário de 2013:
Recebeu rendimentos tributáveis, sujeitos ao ajuste na declaração, cuja soma anual foisuperior a R$25.661,70; 
Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00.
Obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas; 
Optou pela isenção do imposto sobre a renda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IRPF
  • Irpf
  • Irpf
  • irpf
  • IRPF
  • IRPF
  • IRPF
  • Irpf

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!