Iridesc Ncia

297 palavras 2 páginas
Iridescência

A iridescência é um fenômeno óptico que faz certos tipos de superfícies refletirem as cores do arco-íris. A palavra é derivada do grego, Íris na mitologia grega é a personificação do arco-íris e mensageira dos deuses. Materiais iridescentes são popularmente conhecidos como "furta-cor" no Brasil.

CURIOSIDADE ANIMAL

Borboleta muda de cor para enganar falcão

Quando a borboleta morpho azul abre as asas, expõe escamas iridescentes que confudem os predadores
Iridescência é a propriedade de uma superfície mudar de cor de acordo com a modificação do ângulo de incidência da luz. No caso da salamanta (jiboia-arco-íris), o efeito iridescente pode ser simplesmente estético, mas para a borboleta morpho azul é uma questão de vida ou morte.

Em repouso a morpho azul fica com as asas fechadas. O padrão discreto a deixa camuflada quando está pousada em meio às folhas secas do chão da floresta – Foto: Fábio Paschoal
Quando está em repouso, a morpho azul fica a maior parte do tempo com as asas fechadas, expondo suas cores discretas. Assim, ela permanece camuflada em meio às folhas secas do chão da floresta. Quando a borboleta começa a voar, revela a parte interior das asas que possuem escamas capazes de mudar de um azul brilhante para um marrom pálido, dependendo do ângulo de incidência da luz.
Enquanto a borboleta move suas asas para cima e para baixo ela parece desaparecer e reaparecer, como se fosse um flash de luz que ascende e apaga no meio da mata. A cor escura da parte exterior das asas ajuda a reforçar o efeito. Essas mudanças rápidas de cor, combinadas com um padrão de voo ondulado, fazem da morpho azul uma presa difícil de ser perseguida e, por isso, os falcões preferem concentrar seus esforços em outras borboletas.

Relacionados