Iracima

2292 palavras 10 páginas
Iracema – José de Alencar
PRINCIPAIS PERSONAGENS E SUAS CARACTERÍSTICAS
Iracema: Índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de Jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos); anagrama de América."A virgem dos lábios de mel. Forte, sedutora, mas submissa. Heroína trágica.
Martim: Guerreiro branco, colonizador europeu, amigo dos pitiguaras, habitantes do litoral, adversários dos tabajaras; os pitiguaras lhe deram o nome de Coatiabo. Tinha nas faces o branco das areias, nos olhos o azul triste das águas e os cabelos da cor do sol."
Moacir: Filho de Iracema e Martim, o primeiro brasileiro miscigenado.
Poti: Herói dos pitiguaras, amigo (que se considerava irmão) de Martim.
Irapuã: Chefe dos guerreiros tabajaras; apaixonado por Iracema. Ciumento e corajoso. Seu nome significa "mel redondo".
Caubi: Índio tabajara, irmão de Iracema. Não guardou rancor de Iracema, e foi visitá-la no exílio.
Jacaúna: Chefe dos guerreiros pitiguaras, irmão de Poti.
Araquém: Pajé da tribo Tabajara. Pai de Iracema e Caubi.
Batuirité: o avô de Poti, o qual denomina Martim Gavião Branco, fazendo, antes de morrer, a profecia da destruição de seu povo pelos brancos.

O Romance Iracema é narrado em 3ª pessoa, com narrador onisciente, porém, que não esconde suas emoções e a paixão. Observador, privilegia e evidencia os sentimentos e emoções de Iracema. A história se passa no Ceará. O tempo é cronológico e se passa no séc XVII. Nota-se a característica de lenda, narrativa, poesia, heroísmo, lirismo, mito. A virgem dos lábios de mel, pertence a Tribo dos tabajaras, e cultua ao Deus tupã, na condição de ser virgem. Um dia, quando se banhava no lago, foi surpreendida por um português que a observava, Martim. Este, havia se perdido há dias dos companheiros durante uma caçada. Assustada, flechou o homem no rosto, e logo se arrependeu ao ver a tristeza nos olhos

Relacionados