Iracema

Páginas: 3 (655 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
Iracema
Após a Independência do Brasil, surge um novo público de leitor brasileiro. A primeira geração do Romantismo é caracterizada pelo nacionalismo ufanista onde o autor mostra o Brasil deforma objetiva resaltando o encontro dos selvagens com os homens brancos.
Nascido em Messejana, na época um município vizinho a Fortaleza, José de Alencar foi um jornalista, político, advogado, orador,crítico, cronista, polemista, romancista e dramaturgo brasileiro. Produziu romances urbanos, regionalistas e históricos, além de peças para o teatro. Suas obras eram caracterizadas da visãonacionalista com linguagens poéticas e vocabulários indígenas, como Iracema, que tinha como objetivo após a Independência o engrandecimento do país.
Iracema, lábios de mel, índia da tribo dos tabajaras,filha do pajé. Sua virgindade era consagrada à divindade por guardar o segredo de Jurema, bebida mágica utilizada nos rituais religiosos. Martim Soares Moreno, guerreiro branco, amigo dos pitiguaras,habitante do litoral junto com Poti, herói dos pitiguaras e se considerava irmão de Martim. Irapuã, chefe dos tabajaras, apaixonado por Iracema. Caubi, índio tabajara, irmão de Iracema. Jacaúna, chefedos pitiguaras, irmão de Poti.
A história ocorre durante o século XVI, no qual a tribo tabajara e pitiguara viviam em guerra. Após 43 anos da Independência do Brasil, mostrando sua paisagem natural,sua origem indígenas, seus costumes e seus mitos. Obra narrada em terceira pessoa, por um narrador-observador onde ele descreve os sentimentos dos personagens de acordo com seu comportamento.Depois de passar três dias andando sem rumo, perdido na mata pertencente aos tabajaras, Martim encontra Iracema, banhando-se sobre as árvores. A índia se assusta com a presença do português e o fere comuma flecha, lançada em direção ao seu rosto cortando-o, mas logo se arrepende e o leva para sua tribo. Eles se apaixonam quase a primeira vista, porém, Iracema guardava o segredo de Jurema, o que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iracema
  • Iracêma
  • Iracema
  • iracema
  • Iracema
  • IRACEMA
  • Iracema
  • Iracema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!