Iracema x amor de perdição

Páginas: 6 (1278 palavras) Publicado: 5 de maio de 2012
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA-UNEB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CAMPUS IV-JACOBINA-BA
CURSO: LETRAS- HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA
COMPONENTE CURRICULAR: TRADIÇÃO E RUPTURA EM LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOCENTE: ADRIANO MENEZES
DISCENTES:
BEATRIZ OLIVEIRA SANTOS BOMFIM E
EULÍMPIA COUTINHO MIRANDA.

Análise comparativa entre:
AMOR DE PERDIÇÃO E IRACEMA

Jacobina/BA2011

BEATRIZ OLIVEIRA SANTOS BOMFIM
EULÍMPIA COUTINHO MIRANDA

Amor de Perdição X Iracema

Trabalho solicitado pelo professor Adriano Menezes, como cumprimento da disciplina Tradição e Ruptura em Literaturas de Língua Portuguesa, do curso de licenciatura plena em Letras-Habilitação em Língua Portuguesa, no semestre 2010.2.

Jacobina
2011
Iracema x Amor de Perdição

Tendo como baseas características do Romantismo no Brasil e em Portugal, faremos a seguir uma análise comparativa entre os romances Iracema de José de Alencar e Amor de perdição de Camilo Castelo branco.
José de Alencar nasceu em Macejana, Ceará, e morreu no Rio de Janeiro, vítima de uma tuberculose contraída na mocidade. Insatisfeito com algumas intrigas na área da politica resolve então dedicar-se asatividades literárias, deixando uma extensa e importante produção, atualmente ainda lida e analisada. Foi à figura mais importante da prosa romântica brasileira. Alencar tinha como intuito em suas obras descrever o Brasil, o que faz em caráter urbano, regionalista, indianista e histórico.
Camilo Castelo Branco nasceu em Lisboa, considerado modelo de Língua literária de sua época. Sofre influênciade varias tendências da literatura europeia do século XIX, mas é antes de tudo romântico. Ficou órfão muito cedo, sendo criado por parentes, enfrentou muitas dificuldades na infância e adolescência. Teve vários casos amorosos, mas se apaixonou de verdade por uma mulher casada Ana Augusta Plácido. Foram presos por adultério, na cadeia escreveu em quinze dias sua obra mais conhecida Amor dePerdição.
O romance intitulado Iracema narra a triste história de amor entre a índia Iracema, a virgem dos lábios de mel, e Martim, o primeiro colonizador português do Ceará. Ambos apaixonam-se, mas, não podem concretizar o amor, por que Iracema guarda o segredo da Jurema. Porém Iracema deixa-se levar pelos encantos de Martim, rompendo com as regras estabelecidas pela sua tribo, tornando-se esposa deMartim. A partir deste momento surgem os conflitos entre as tribos (tabajaras e pitiguaras), por causa do guerreiro Irapuã que não aceita perder sua amada para o colonizador. Iracema totalmente envolvida neste relacionamento amoroso abandona sua tribo e vai lutar ao lado de Martim contra sua própria tribo. A mesma fica grávida, os sentimentos de Martim começam a esfriar, Iracema sofre muito comisso. Martim começa a sair com frequência para batalhas, ela dar a luz a um menino, qual dá o nome de Moacir que significa filho do meu sofrimento. Iracema enfraquece, Martim retorna da batalha ela lhe entrega o filho e morre. Iracema é enterrada à beira do rio. Martim partiu com seu filho e retornou alguns anos depois trazendo companheiros brancos e um sacerdote para catequisar os índios.Alencar em sua obra vem mostrar a presença do indianismo em nosso país, retratando através da personagem Iracema, a presença do elemento nacional. Deixando claro sua admiração pela natureza brasileira através de elogios e comparações entre Iracema e elementos da mesma.
Em Amor de Perdição Camilo vem abordar a história de dois jovens que se apaixonam, porém, suas famílias são inimigas, o queimpede a concretização desse relacionamento. Percebemos nesta obra, o conflito entre um grande amor vivido por Simão e Tereza e os preconceitos enfrentados, representados nas rivalidades entre as duas famílias. Tais problemas familiares levaram os jovens à separação, ao desespero e até mesmo a morte. No meio desse conflito Simão conhece Mariana que veio a lhe ajudar nos momentos mais difíceis,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comparativo de Amor de perdição Romantismo x Realismo
  • Amor de perdição
  • Amor e perdiçao
  • Amor de Perdição
  • amor de perdição
  • Amor de Perdicao
  • Amor de perdição
  • Amor de perdição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!