Iracema a lenda do ceara

Páginas: 10 (2280 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Iracema a lenda do Ceará

Um pouco sobre o autor
José de Alencar foi um dos grandes autores da primeira geração do romantismo no Brasil. Sempre acentuou as caracteristicas do romantismo, principalmente o nacionalismo e a exaltação do povo indígena como herois nacionais.
Na trilogia indianista que inclui o livro iracema José de Alencar tem uma proposta de valorizar o passado e de delinear oretrato do brasileiro: "Ubirajara", antes da efetiva colonização portuguesa, selvagens alheios a qualquer influência estrangeira; "O Guarani", durante a colonização portuguesa, que foi desaparecendo por ação da natureza e pela promessa de outra raça. "Iracema" cumpre esse objetivo de delinear o retrato do brasileiro de modo mais humano, menos épico, sob a forma de lenda apoiada sobre fundamentohistórico (Alencar recorre ao século XVII para construir a lenda da fundação do povo brasileiro).

Introdução
O livro foi publicado em 1865, com o nome "Iracema" e com a indicação: a lenda do Ceará.
Parece ter sido inspirado no livro "Atala e René" de 1801, do francês Chateaubriand
No prólogo, o próprio Alencar designou o livro como cearense, escrito dedicado aos cearenses por um cearenseausente. Ele oferece a seguinte fundamentação histórica da obra: em 1603, foi fundado o primeiro povoado colonial no Ceará, com o nome de Nova Lisboa, que veio a ser destruído pelos indígenas. Em 1608, reconstituiu-se a colonização numa expedição da qual participou Martim Soares Moreno, que ficou amigo de Poti. Eles habitavam nas margens do rio Acaracu, mas acabaram estabelecendo-se nas proximidadesdo recente povoado, para protegê-lo contra os índios do interior e os franceses. Poti, que recebeu o nome cristão de Antônio Filipe Camarão, e Martim se celebrizaram por sua atuação na expulsão dos holandeses.
Trata-se de uma lenda do Ceará, pois realizou a fusão dos mitos indígenas e dos elementos da natureza. Exemplos de mitos: nascimento de Moacir o primeiro cearense, primeiro homem americano,resultado primeiro da mistura das raças índia e portuguesa; a morte de Iracema; o retorno de Martim; a conversão de Poti.
Os integrantes do casal-protagonista isolam-se de suas comunidades originárias (a inspiração lírica de um relacionamento amoroso envolve componentes épicos e históricos).
O livro contem uma linguagem difícil de ser compreendida pelo leitor por conter termos antigos, não maisusados atualmente, por conter muitas figuras de linguagens como metáforas, comparações e hipérboles, e também pelo grande emprego de expressões da lingugem tupi, que foi justificada por alencar com a frase: "O conhecimento da língua indígena é o melhor critério para a nacionalidade da literatura".

Personagens principais:
Iracema: India tabajara que tem uma relação amorosa proibida comm uminimigo de sua tribo
Martim: Português aliado a tribo Pitiguara, inimigos dos tabajaras
Arapuã: Grande chefe da tribo tabajara, tem uma paixonite paixão por Iracema
Araquem:Pajé tabajara, pai de Iracema e Caubi, que oferece abrigo a Martim
Caubi: Irmão de Iracema
Jacaúna: Grande chefe da tribo Pitiguara, irmão de Poti
Poti: Irmão de Jacauna considera Martim como irmão de guerra.

ResumoInicio:
A história começa com Martim, que numa caçada se perde da tribo pitiguara onde estava alojado e anda sem rumo pela mata por três dias, até chegar ao território dos tabajaras.
Iracema, que estava saindo do banho no rio, ao avistar o homem branco atirou uma flecha em seu rosto. O homem não reagiu e Iracema foi socorre-lo. Iracema o levou a cabana de seu pai Araquem, que lhe ofereceu abrigo.Na mesma noite Martim tenta fugir da aldeia mas se depara com Iracema que, triste, lhe pergunta o que houve de errado. Ao perceber sua ingratidão Martim se arrepende e retorna a cabana.
Nessa mesma noite, Irapuã e seus guerreiros se preparam para uma batalha contra os pitiguaras, que estavam se aliando com os portuguêses









Se conhecendo:
No dia seguinte, Iracema e Martim...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iracema
  • Iracema
  • Iracêma
  • Iracema
  • iracema
  • Iracema
  • IRACEMA
  • Iracema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!