IQB201 Aula 09 Vitaminas 03 2011

2161 palavras 9 páginas
IQB201 – Bioquímica Básica I

Vitaminas e Coenzimas
Joab Trajano Silva
Instituto de Química/UFRJ

Vitaminas

Vitaminas são moléculas orgânicas necessárias ao correto funcionamento do metabolismo animal, mas que não são sintetizadas por estes organismos ou são sintetizadas em quantidades inadequadas para atender as suas funções vitais. Conseqüentemente, as vitaminas devem ser obtidas da dieta.

Grande parte das vitaminas funciona como coenzimas ou cofatores enzimáticos, mas algumas funcionam como hormônios (vitamina D) ou participam diretamente de catálises sem a ação de proteínas (vitamina E).

As vitaminas são classificadas como hidrossolúveis ou lipossolúveis, de acordo com a sua solubilidade em água.

A carência de vitaminas provoca estados clínicos bem estabelecidos. Em muitos casos, a ingestão excessiva destes micronutrientes também pode provocar doenças.

Vitaminas lipossolúveis são derivadas do isopreno

Vitaminas Lipossolúveis
• Vitamina A
• Vitamina D
• Vitamina E
• Vitamina K

Vitaminas A
A vitamina A ou retinol é o precursor imediato de dois metabólitos ativos importantes: o retinal, que desempenha um papel crítico na visão; e o ácido retinóico, que funciona como um mensageiro intracelular que regula a transcrição de diversos genes. A vitamina A não é encontrada em plantas, mas muitos vegetais contêm carotenóides, como o caroteno, que pode ser convertido à vitamina A no intestino ou em outros tecidos.

Golden Rice

Diagrama ilustrando a estrutura dos pigmentos fotosensíveis dos vertebrados.
(A)

Todos os pigmentos fotossensores caracterizados de vertebrados consistem de uma proteína (opsina) acoplada a um cromóforo derivado da forma 11-cis da vitamina A (retinaldeído) - (R).

(B)

A absorção de um fóton pelo 11-cisretinaldeído causa sua fotoisomerização a todo-trans retinaldeído . A conversão provoca uma mudança conformacional na opsina que inicia a cascata de fototransdução.

Os fotorreceptores dos bastonetes são sensíveis a luz que são uteis

Relacionados