IPv6

Páginas: 6 (1493 palavras) Publicado: 26 de junho de 2013
Faculdade de tecnologia senac blumenau




IPV6 suas caracteristicas e implantação



Acadêmicos:



Douglas Eduardo Meurer
Marcelo Heinzen
Murilo Heinzen




Orientador:

Vital Pereira dos Santos Junior






BLUMENAU
2012
resumo

O conceito de IPV6 define um novo modelo de rede a ser usado em nossas comunicações em um futuro próximo, onde os serviços digitaisserão convergidos para uma mesma forma de destino aos seus clientes, tendo uma melhoria significativa na qualidade e na quantidade de serviços fornecidos por um provedor, o IPv6 vem como ferramenta para que seja possível a real implementação de tais conceitos, com suas funções sugeridas em sua especificação ele provê o controle de qualidade do serviços (QoS), além de poder distribuir endereçosvalidos para uma infinidade de dispositivos, assim oferecendo a mobilidade para seus clientes que poderiam migrar de redes sem a necessidade de uma configuração mais complexa, bem como a possibilidade de receber a atual rede de dados e incorporá-la em uma rede IPV6.























1. Introdução ao IPV6 e esgotamento do IPV4

Protocolo IP: É um protocolo de comunicaçãocriado em 1974 que permite a comunicação entre dois computadores, através dos seus endereços IP. Um endereço IP é um conjunto de 32 bits que identificam de forma unívoca um computador. Exemplo: 192.134.23.45. O protocolo IP trabalha na camada de rede do modelo OSI, ele faz o endereçamento dos pacotes (data gramas), que são um conjunto de blocos de informação que irão ser transmitidos.
Mas quemtransporta os pacotes IP é o protocolo TCP (Transmission Control Protocol), o protocolo mais usado na Internet. Ou seja, o TCP/IP é o protocolo Internet usado para enviar os dados em pacotes
Existem algumas versões do IP, mas a mais usada na Internet é a versão ipv4. Devido ao crescimento do numero de utilizadores na rede a capacidade de endereçamento do ipv4 tende a esgotar-se, prevê-se quedaqui a alguns anos não haja endereços disponíveis para novos utilizadores. Neste contexto, surge então o problema da necessidade de mais capacidade de endereçamento, é então que surge a versão ipv6 designada como Internet Protocol next generation referenciado no RFC (1883). No inicio de 2007 foi onde restaram apenas 1,3 bilhões de endereço disponível e com essa demanda crescente de uso da internet3G, o aumento do número de servidores e até mesmo usuários domésticos, se estima que a extinção aconteça em 2014 e caso os países mais pobres houver essa crescente na demanda, o esgotamento pode ocorrer ainda antes. Pesquisas divulgadas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) apontam um crescimento de domicílios com acesso à internet passou de 27% para 38%, entre 2010 e 2011. Outro estudoaponta que o acesso à internet através de dispositivos móveis, cresceu até 240% em comparação ao ano de 2010. Com esses resultado foi preciso que se houvesse um aumento nessa capacidade e com isso foi criado o IPV6.
Com o ipv4 temos apenas 2^32, o que dá 4.294.967.296 endereços, enquanto com o ipv6 temos 2^128 endereços, ou seja, o IPV6 é representado por 128 bits e com capacidade de até 79 trilhõesde vezes mais do que a capacidade do IPV4. Esse novo endereçamento tem proximamente 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456 de endereço disponível
Essa capacidade é importante aos dispositivos online e também ao que estarão conectados no futuro: TVs, relógios, geladeiras, carros e por aí vai.
Essa capacidade é importante aos dispositivos online e também ao que estarão conectados nofuturo: TVs, relógios, geladeiras, carros e por aí vai.


2. Tipos de Endereço

Existem três tipos de endereço IPV6, sendo eles, Unicast, Anycast e Multicast, onde cada um desempenha uma função do endereçamento IPV6.
O tipo Unicast é responsável por identificar a porta de interface e garantir que o pacote seja entregue a uma única interface.
O Anycast tem por sua função detectar um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ipv6
  • IPV6
  • IPV6
  • IPV6
  • IPv6
  • IPV6
  • Ipv6
  • IPV6

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!