IPT ENTRECAMPOS

703 palavras 3 páginas
Primeiro elemento do Portfólio

1- Identificação do percurso efectuado

O percurso que realizamos para chegar ao local que nos foi proposto teve a seguinte composição: saímos do IGOT por volta das 8h e 50 m, em direcção á alameda da universidade de Lisboa, no fim da mesma virámos á direita onde circulámos junto ao jardim do Campo Grande.
Posteriormente percorremos a Avenida República onde no seu término virámos á direita e entrámos na Avenida de Berna. Por fim chegámos ao destino que nos foi indicado á Fundação Calouste Gulbenkian.

2- Paisagem Urbana

A paisagem urbana com que nos deparamos ao longo do percurso foi muito diferenciada, desde logo temos uma grandeza e uma certa uniformidade na sua constituição nas diversas Faculdades existentes no campus incluindo a Reitoria neste segmento, podemos também nesta zona falar do espaço verde existente muito desqualificado ao contrário do que encontrámos logo em seguida no jardim do Campo Grande onde encontramos boa preservação e algum mobiliário urbano como bancos de jardim que dão mais algum brio ao espaço.
Ao longo das avenidas seguintes mais concretamente no campo grande deparamo-nos com poucos edifícios habitacionais e elevado número de edifícios empresariais. Desta forma foi notável a grande disparidade na forma e na estrutura de edifícios.
Outro aspecto importante foi junto á rotunda de entrecampos e mais particularmente na avenida de Berna uma grande degradação do mobiliário urbano devido á sua falta de manutenção e por ventura substituição.
Também algo importante de referir nesta zona, é o espaço neste momento não tem nenhuma funcionalidade e ocupação, a antiga feira popular que torna degradante a paisagem urbana naquele local, dando lugar a um espaço de excessiva publicidade pouco agradável para a beleza da zona envolvente.
Por último de referir no Campo Pequeno a imponente praça de touros, que tem grande atracção visual pela sua bela arquitectura e que constitui um importante polo económico

Relacionados