IPOV

1311 palavras 6 páginas
30-5| Indução e Transferência de Energia

Espira retangular de largura L (Figura 1), parcialmente mergulhada em um campo elétrico perpendicular ao seu plano. A espira está sendo puxada para a direita com velocidade constante v. O fluxo do campo magnético varia com o tempo.
A taxa com a qual o trabalho é executado se dá atrás da equação: P = Fv
F é o módulo da força aplicada para movimentar a espira.

O valor absoluto do fluxo através da bobina se dá por:
Φ = BA = BLx

O valor absoluto da força eletromotriz produzida na espira se dá por:

A força eletromotriz e a corrente induzida aparecem na espira conforme figura abaixo. O sentido da corrente induzida é dado pela regra da mão direita para fluxo decrescente.

Não é possível aplicar a lei das malhas para determinar o valor absoluto da corrente uma vez que não é possível definir uma diferença de potencial para força eletromotriz induzida. Sendo assim:

Cada segmento da espira sofre a ação de uma força, entretanto, é possível perceber que, por simetria F2 = F3. A Força resultante da espira é obtida através da equação (Figura 1):

Sendo assim, a taxa com a qual se executa trabalho sobre a espira ao puxá-la na presença de um campo magnético é dada por:

A taxa com a qual a energia térmica é gerada na espira quando ela é puxada com velocidade constante também é obtida através da equação acima.

- Queimaduras sofridas durante um exame de Ressonância Magnética
Os exames de ressonância magnética são normalmente inofensivos. Entretanto, a ignorância quando a lei de Faraday fez com que pacientes anestesiados sofressem queimaduras. Nesses casos, o cabo do oxímetro (aparelho que monitora os batimentos cardíacos dos pacientes) entrou em contato acidentalmente com o braço do paciente. O cabo produziu um fluxo variável que induziu na espira uma força eletromotriz. Essa força foi suficiente elevada para fazer uma corrente relativamente alta circular na

Relacionados