Ipnose

11864 palavras 48 páginas
Formas indiretas de Sugestão

Milton H. Erickson e Ernest L. o Rossi

Uma porção deste escrito foi apresentada à 28ª Reunião Anual da Sociedade para Hipnose clínica e Experimental, 1976, sob o título “Abordagens de Milton H. Erickson para Indução de Transe.”

O problema do que constitui uma sugestão hipnótica foi um assunto de pesquisa por mais de um século (Tinterow, 1970; Weitzenhoffer, 1953, 1963). Recentemente, Weitzenhoffer (1974) apresentou dados experimentais relativo à dificuldade ainda prevalecente em distinguir entre instruções e sugestões hipnóticas. O reconhecimento de quando as sugestões hipnóticas são operativas é um assunto fundamental em pesquisa experimental, onde é importante distinguir entre tratamentos de grupos hipnóticos e de controle. A natureza da sugestão hipnótica também é fundamental na hipnose clínica e psicoterapia, em geral, onde os médicos estão preocupados com os meios mais efetivos de facilitar processos terapêuticos.

Tradicionalmente, se a pessoa fala de se despertar ou sugestão hipnótica, isso normalmente significa qualquer sugestão direta, onde o operador faz um pedido claro e direto visando certa resposta, ou alguma forma de sugestão indireta onde a relação entre a sugestão do operador e a resposta do sujeito está menos definida ou óbvia. A importância do prestígio e autoridade do operador e dos princípios de repetição, homoação, e heteroação junto com a evocação de processos ideosensoriais e ideomotores (Weitzenhoffer, 1957) que estão freqüentemente mediados através de fantasia meta-dirigida (Barber, Spanos e Chaves, 1974) normalmente são reconhecidos como a base de sugestão direta. Até mesmo os mais antigos investigadores perceberam que a dinâmica da sugestão indireta é mais complexa, porém. A sugestão indireta foi reconhecida como sendo uma função da individualidade do sujeito e, talvez por causa disto, era freqüentemente mais efetiva que a sugestão direta. Neste ensaio, revisaremos primeiro alguns dos modos

Relacionados

  • Responsabilidade civil
    1660 palavras | 7 páginas
  • O mestre perfeito
    81725 palavras | 327 páginas
  • O Livro Negro Da Psicanálise Viver E Pensar Melhor Sem Freud Catherine Meyer Org
    187179 palavras | 749 páginas