Ipe

Páginas: 3 (548 palavras) Publicado: 24 de junho de 2015
IPÊ

A madeira do ipê é muito valorizada. Por sua resistência, dureza e flexibilidade sempre foi considerada uma madeira-de-lei. Uma outra vantagem que ela possui é a de aguentar bastante aumidade. Desse modo, a sua madeira é utilizada em construções civis e navais (produção de quilhas), em edificação de pontes, na confecção de postes e dormentes, de tacos de assoalho, vigamentos, esteios,bengalas, entre tantos outros.

Nome científico: Tabebuia spp., Bignoniaceae.
Nomes internacionais: bethabara, ipé , ipê, lapacho, lapacho ararillo.

CARACTERÍSTICAS GERAIS
Características sensoriais:Cerne e alburno distintos pela cor, cerne pardo ou castanho com reflexos amarelados ou esverdeados, alburno branco-amarelado; superfície sem brilho; cheiro e gosto imperceptíveis; densidade alta;dura ao corte; grã irregular a revessa; textura fina.
Descrição anatômica macroscópica:
Parênquima axial: visível apenas sob lente, paratraqueal vasicêntrico a aliforme, confluente, formando pequenosarranjos oblíquos e ainda marginal muito fino.
Raios: visíveis apenas sob lente no topo, na face tangencial é visível a sua estratificação (4 a 5 por mm); poucos.
Vasos: visíveis apenas sob lente;pequenos; muito numerosos; porosidade difusa; solitários e múltiplos; obstruídos por substância amarelada (ipeína).
Camadas de crescimento: pouco distintas, individualizadas por zonas fibrosastangenciais mais escuras e por finas linhas de parênquima marginal.




DURABILIDADE / TRATAMENTO
Durabilidade natural:
A Madeira de ipê, em ensaios de laboratório, demonstrou ser de alta resistência aoataque de organismos xilófagos (fungos e cupins) Em experimento realizado em ambiente marinho foi moderadamente atacada por organismos perfuradores. Em ensaio de campo, com estacas em contato com osolo apresentou vida média de 8 a 9 anos. Em observações práticas, é considerada muito resistente ao apodrecimento.
Tratabilidade:
Em tratamento sob pressão demonstrou ser impermeável às soluções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ipes
  • o tronco do ipe
  • Ipê-Roxo
  • o ipe e a escola
  • ipe roxo
  • Tronco do Ipê
  • casa ipes
  • Tronco do Ipê

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!