IPCER

2125 palavras 9 páginas
IPCER - ASPECTOS ECONÔMICOS
SUBSISTEMA ECONÔMICO
CONTROLADORIA
A controladoria não pode ser vista como um método, voltada ao como fazer. Ela pode ser considerada como um ramo do conhecimento responsável pelo estabelecimento de toda base conceitual e como órgão administrativo que responde pela disseminação do conhecimento, modelagem e implantação de sistemas de informações.
Enquanto ramo do conhecimento é responsável pelo estabelecimento das bases teóricas e conceituais necessárias para a modelagem, construção e manutenção de Sistemas de Informações e Modelos de Gestão Econômica, que supram adequadamente as necessidades informativas dos Gestores e os induzam durante o processo de gestão a tomarem decisões ótimas.
A controladoria vista como Unidade Administrativa é responsável pela coordenação disseminação desta tecnologia de gestão – quanto ao conjunto teoria, conceitos, sistemas de informações – e também, como órgão aglutinador e direcionador de esforços dos demais gestores que conduzam à otimização do resultado global da organização.
SUBSISTEMAS EMPRESARIAIS
Uma empresa pode ser entendida como um sistema composto de diversos subsistemas, que interagem entre si e com o ambiente externo, na busca do cumprimento da sua missão. A gestão da empresa é responsável pela vida do sistema através de suas tomadas de decisão e é ela que mantém um equilíbrio em sua estrutura e definição de seus objetivos trazendo eficiência ao sistema.
Fundamentalmente, o sistema empresa é constituído por seis subsistemas: institucional, social, organizacional, de gestão, de informações, e físico operacional.
INTERAÇÃO DOS SUBSISTEMAS

Figura 1. Sistema empresa e seus subsistemas

SUBSISTEMA ECONÔMICO Consiste no banco interno da organização, agindo na captação e aplicação de recursos da empresa, ou seja, trata de tudo que diz respeito a entrada e saída de valores das organizações. A capacidade de agregar valor à organização é característica deste subsistema.
CASO IPCER
ASPECTOS GERAIS –

Relacionados

  • Controle interno - estudo de caso
    2020 palavras | 9 páginas
  • Estudo de Caso
    2731 palavras | 11 páginas