IPC Slide Projeto DMD

808 palavras 4 páginas
Benefícios da Fisioterapia Motora e
Respiratória em Pacientes com
Distrofia Muscular de Duchene
Adrianne Alves
Lorena Lima
Lucas Alves
Nathálya Cristine
Pedro Reis

Distrofia Muscular de Duchene
Deleção do gene da proteína Distrofina, que reforça mecanicamente o plasmalena, tornando-o resistente aos efeitos normais da contração.
● Distrofia Muscular Progressiva
● Doença genética de herança recessiva ligada ao cromossomo X
●O homem que apresenta um gene defeituoso irá desenvolver a doença visto que ele tem um cromossomo X e o outro Y; já a mulher, por ter dois cromossomos X, estará protegida da doença mesmo que um de seus cromossomos tenha uma mutação ou um defeito, sendo ela portadora podendo passar para seus filhos do sexo masculino, que desenvolverão a doença ou então para suas filhas que poderão se tornar portadoras (RATLIFFE, 2000 apud
BADKE, 2003).


Distrofia Muscular de Duchene
●Quando não tratada, a criança com DMD acaba apresentando um

desequilíbrio da força muscular em torno de todas as articulações.
De um modo geral, observa-se encurtamento dos músculos mais fortes; os músculos e o tecido conjuntivo circunvizinho tornam-se rígidos e a mobilidade da articulação diminui (BACH, 2004).
● Bach (2004) salienta que todos os pacientes tratados pelos métodos convencionais, e cuja doença neuromuscular teve início durante a infância, acabam evoluindo para insuficiência respiratória. ●Em portadores de DMD ocorre uma fraqueza dos músculos respiratórios, inclusive do diafragma e da musculatura da parede do tórax, resultando em uma tosse pouco eficaz e uma respiração superficial (hipoventilação).

Problema
Quais os benefícios do tratamento com fisioterapia motora e respiratória em pacientes com Distrofia Muscular de
Duchenne?

Hipótese
Em pacientes portadores de DMD é de fundamental importância a manutenção da capacidade respiratória dos pacientes, a qual é obtida através de exercícios de alongamento e fortalecimento muscular, mobilização global, exercícios

Relacionados