Ipc inter process commnunication

2430 palavras 10 páginas
[pic]
EE442 Sistemas Operacionais Ch. 6inter-comunicação Capítulo 6inter-comunicação
Introdução 6.1
Processosfreqüentemente precisam se comunicar com outros processos. Por exemplo, em um oleoduto casca, a saída do primeiro processo deve ser passado para o processo segundo, e assim por diante para baixo da linha. Assim, existe uma necessidade de comunicação entre os processos, de preferência de uma maneira bem estruturado não usando as interrupções. Porque, interrompe diminuir o desempenho do sistema. Que a comunicação entre processos no controle do sistema operacional é chamado de Comunicação entre ou simplesmente IPC.
Em alguns sistemas operacionais, processos que estão trabalhando juntos, geralmente, têm uma área de armazenamento comum que cada um pode ler e escrever. Para ver como IPC funciona na prática, vamos considerar um exemplo simples, mas comum, um spooler de impressão. Quando um processo deseja imprimir um arquivo, ele entra no nome do arquivo em um diretório spooler especial. Outro processo, o daemon da impressora, periodicamente verifica se existem arquivos a serem impressos, e se houver, ele envia-los para a impressora e remove seus nomes do diretório.
Suponha que o nosso diretório spooler tem um grande número de slots, número 0, 1, 2, ..., cada uma capaz de conter um nome de arquivo. Também suponha que temos duas variáveis compartilhadas, fora, que aponta para o próximo arquivo a ser impresso, e em, que aponta para o próximo slot livre no diretório. Estas duas variáveis podem ser mantidos em um arquivo de duas palavras disponíveis para todos os processos. Pense em um determinado instante, slots de 0 a 3 estão vazias (os arquivos já foram impressos) e slots de 4 a 6 são maçantes (com os nomes de arquivo a ser impresso). Mais ou menos freqüentemente, processa A e B decidem que querem fila de um arquivo para impressão, como ilustrado abaixo

Diretório Spooler
A seguir pode acontecer sobre os pedidos de

Relacionados