ioplui

801 palavras 4 páginas
UESSBA – UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DO SERTÃO DA BAHIA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CARLOS ALFEU
JANDIMARIO
MAGNO
RODOLFO GOIS

O GOVERNO DE LULA

IRECÊ – BA
2013
CARLOS ALFEU
JANDIMARIO
MAGNO
RODOLFO GOIS

O GOVERNO DE LULA

IRECÊ – BA
2013
UMA NOVA REALIDADE
No ano de 2002 o mandato de Lula coincidiu com o surgimento de uma nova percepção no país, tanto interna como externa. A partir daí o Brasil começou a aparecer mundialmente, uma combinação de fatores contribuiu para que isso viesse a acontecer, como: A crescente importância da economia chinesa no mundo e a ambição das economias emergentes.
Na crise externa do Brasil durante 1998-1999, a China crescia em termos anuais a uma taxa de juros de 10%, o peso da demanda da china nas exportações brasileiras era baixo, da ordem de 1%. Já em 2010, a China foi de mais de 15% das exportações brasileiras, significando que a capacidade de influenciar variáveis relevantes da economia brasileira era muito maior.
O segundo fator foi a ambição das economias emergentes, como, China e outros países da Ásia por produtos dos quais o Brasil tornara-se um grande produtor. Na Índia passou a haver uma procura muito grande por produtos dos quais o Brasil era um fornecedor chave no mercado mundial, isso ocorreu por conta de seu potencial de consumo derivado da sua população de dimensões bilionárias.
A combinação de fatores como, a preocupação exacerbada após os atentados terroristas de 2001 nos EUAS, a intervenção norte americana na Guerra do Iraque, com o fato de que grandes produtores de petróleo se encontravam em países vistos como problemáticos sob a ótica das potencias ocidentais, fizeram com que o Brasil se adicionasse com amadurecimento de pesquisas de longa duração realizadas pela Embrapa. Visto estas condições acima somadas ao beneficio natural (boas condições de solo e clima) trazido pelo Brasil, fizeram com que o

Relacionados