Ionização e dissociação

Páginas: 2 (440 palavras) Publicado: 31 de maio de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA-CCET
Lisiane Fernanda Simeão de Azevedo-QI10204-24
Disciplina: Química Analítica I

Ionização e Dissociação

Diferentessubstâncias apresentam diferentes comportamentos quando colocadas na presença de um solvente. Algumas se dissolvem, outras não. Dentre aquelas que dissolvem, dois processos são bastante importantes:dissociação e ionização (dê uma uma lida nos textos Ligações Químicas e Solubilidade em Água para entender melhor do que vamos falar). A dissociação e ionização resultam em soluções que possuem umacaracterística comum: liberam íons na água, mas a origem desses íons é que diferencia um processo do outro.

Ligações iônicas ou moleculares

As substâncias são formadas por moléculas e estasmoléculas por átomos. A forma com que os átomos se ligam entre si é que varia podendo ser de forma iônica ou molecular.
Quando as ligações são iônicas um átomo (ou grupo de átomos) transferiu de formadefinitiva um ou mais elétrons de seu ligante para si, tornando-se um íon negativo e transformando o outro em íon positivo. Um fica perto do outro por atração magnética. Nas ligações moleculares oucovalentes, os elétrons são compartilhados entre os ligantes e não há íons previamente formados. Compostos iônicos, ou seja, formados por ligações iônicas, já possuem íons e, quando colocados na presença deum solvente, ou quando fundidos - em estado líquido - separam os íons positivos dos negativos, seja pela solvatação promovida pelo solvente ou simplesmente pelo aumento da distância intermolecular.Dissociação iônica
Nesse caso, em que já existiam íons e apenas os separamos, chamamos o processo de dissociação iônica, pois tudo o que fizemos, repito, foi separar íons pré-existentes. É o queacontece com os sais e as bases.

NaCl = Na+ + Cl-
CaCO3 = Ca2+ + CO32-
NaHCO3 = Na+ + HCO3-
LiOH = Li+ + OH-
Al(OH)3 = Al3+ + 3OH-

Importante: Compostos iônicos sofrem dissociação quando em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Determinação de ionização e a dissociação de ácidos e bases
  • Constante de equilíbrio, conceito de arrhenius e conceito de dissociação iônica e de ionização
  • ionização
  • Dissociaçao
  • ionizaçao
  • Ionização
  • Dissolução e Dissociação
  • Ionização e excitação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!