iogyt

1395 palavras 6 páginas
A imagem que se construiu sobre a pesquisa etnográfica foi a de que a pesquisa é realizada com grupos culturais que vivem distantes e isolados dos grandes centros urbanos. No entanto, é importante frisar que, também, as sociedades industrializadas são objetos de estudo da antropologia. Desse modo, os antropólogos do mundo todo empregam as mesmas técnicas etnográficas para o conhecimento de assuntos variados e que fazem parte do cotidiano do homem contemporâneo, como por exemplo: movimentos religiosos, relações afetivas e sexuais, gangues de rua, cotidiano da escola, práticas de casamento, lutas pelo direito a terra, sistemas de saúde, cotidiano das corporações e organizações.
(idem, 2011, p. 10-11).
Segundo Havilland et al (2011, p. 10-11), o antropologia na modernidade utiliza as seguintes ferramentas para a pesquisa de campo: “lápis e caneta, cadernetas de campo, máquina fotográfica, gravador, diários de campo e, cada vez mais, computadores. Porém, o mais importante de todos: o etnógrafo precisa ter habilidades sociais flexíveis”.
Travancas (2008, p. 101-102) exemplifica o que vem a ser o trabalho etnográfico de uma pesquisa.
Para tanto, relata dois tipos de trabalho de campo etnográfico:
1) O trabalho etnográfico com aldeias indígenas:
Quando se vai estudar uma ald

A imagem que se construiu sobre a pesquisa etnográfica foi a de que a pesquisa é realizada com grupos culturais que vivem distantes e isolados dos grandes centros urbanos. No entanto, é importante frisar que, também, as sociedades industrializadas são objetos de estudo da antropologia. Desse modo, os antropólogos do mundo todo empregam as mesmas técnicas etnográficas para o conhecimento de assuntos variados e que fazem parte do cotidiano do homem contemporâneo, como por exemplo: movimentos religiosos, relações afetivas e sexuais, gangues de rua, cotidiano da escola, práticas de casamento, lutas pelo direito a terra,

Relacionados