iogurte de soja probriedades funcinais e produção

3903 palavras 16 páginas
A SOJA
Histórico da soja
A soja é proveniente da China Antiga por volta de 5.000 anos, sendo utilizada como principal componente alimentar pelos povos orientais devido a seu alto valor nutricional, estimado a eles um grão sagrado, assim como o trigo, o arroz, o milho e a cevada, sendo imprescindível para os chineses (VENTURINI FILHO, 2010; CÂMARA, 2011).
Relatos declaram seu surgimento muito antes, na citação da soja pelo chinês Shen Nung, apontado ser o pai da agricultura e medicina aproximadamente 3.000 A.C, passava aos seus subordinados o cultivo dos tais grãos sagrados ao qual era ordenado a plantação de um dos tipos deixando as outras variedades para a nobreza. A soja era circulada apenas no território Oriental pois tal oleaginosa não era trocada com os ocidentais, suplantando a domesticação do mesmo apenas no século XI A.C. Inclusive no século XVII havia apenas passagem da soja nos povos do oriente disseminando a circulação após o surgimento primeiras embarcações no século XV na Europa, ocorrendo compartilhamento para diversas metrópoles como Alemanha, Holanda, França (HYMOWITZ, 1970; BONATO, 1987; CÂMARA,2011).
Segundo Hymowitz (1970) a soja surgiu domesticada, durante o século XI A.C., na China. Diz o autor que a soja tivera origem genéticas de uma semente ancestral Glycine soja, que fora modificada e teve sua segunda origem genética a Glycine Max, sendo levada ao Leste da China por nômades por volta de 2000 A.C.
Por décadas ocorreram estudos sobre a domesticação da soja, fizeram diversos experimentos e partir desses estudos, foram encaminhadas as diversificadas regiões conforme crescia a utilização da soja como alimento humano, ocorria a movimentação da soja nos povos orientais. Na figura mostra o alastramento da soja, segundo seu local de origem (CÂMARA, 2011).

Teve o início do cultivo na América do Norte começou com a produção de forrageira em 1804, com crescimento na produção apenas em 1930 quando apresentaram cultivos do grão

Relacionados