Iodo-131

Páginas: 5 (1045 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
IODO
O iodo é um halogênio encontrado para consumo humano, principalmente, sob forma KI (iodeto de potássio) como um dos componentes do sal de cozinha. Sendo seu uso indicado em pequenas quantidades e apenas para melhor funcionamento da tireoide, pois os hormônios produzidos por esta glândula são constituídos, também, por iodo.
Características principais  O iodo é um sólido negro e lustroso,com leve brilho metálico, que sublima em condições normais formando um gás de coloração violeta e odor irritante. Igual aos demais halogênios forma um grande número de compostos com outros elementos, porém é o menos reativo do grupo, e apresenta certas características metálicas. A falta de iodo causa retardamento nas proclatinas. É pouco solúvel em água, porém dissolve-se facilmente em substânciasorgânicas, como etanol, clorofórmio, CHCl3, em tetracloreto de carbono, CCl4, ou em dissulfeto de carbono, CS2, produzindo soluções de coloração violeta. Em dissolução, na presença de amido dá uma coloração azul. Sua solubilidade em água aumenta se adicionarmos iodeto devido à formação do triodeto, I3-. Pode apresentar vários estados de oxidação: -1, +1, +3, +5, +7.

Aplicações A maisimportante da aplicação do iodo é como desinfectante em medicina, de que é exemplo bastante conhecido a tintura de iodo. O iodo e alguns iodetos revelam-se úteis na catálise de certas reações como a desidrogenação do butano e buteno a butadieno, oxidações com o ácido sulfúrico e produção de polímeros. Outras utilizações do iodo e derivados são como meio de contraste em raios X, fotografia, constituinte deóleos de corte para máquinas-ferramentas e matéria-prima nas metalurgias do titânio, silício, zircónio e háfnio.

IODO-131
Dentre os isótopos já conhecidos do iodo, o I-131 (iodo radioativo) é utilizado na medicina de diagnóstico para o tratamento de tumores na tireoide. Pois, esse isótopo libera radiação com características semelhantes às dos raios-x e emite partícula beta, sendo esta últimacapaz de destruir as células carcinogênicas em questão (iodoterapia). A radiação gama (também emitida por núcleos de iodo 131) é empregada em serviços de diagnóstico (como a cintilografia), portanto o I-131 também pode ser utilizado para o mapeamento da tireoide.
Este isótopo possui meia-vida em torno de 8 dias, assim, durante algum tempo, o paciente submetido a qualquer tratamento que utilize talsubstância deve manter-se afastado de outras pessoas, pois, com a ingestão do I-131 (meio pelo qual é inserido no organismo) a radiação emitida consegue ultrapassar as barreiras musculares e ósseas, ou seja, qualquer um que esteja por perto ou em contato prolongado estará exposto desnecessariamente. O I-131 é produzido em reator nuclear pela irradiação do Telúrio.
O equipamento utilizado noexame com I-131 é o SPECT. O SPECT é um equipamento largamente usado na medicina. Pois esse possibilita a visualização da funcionalidade de todos os sistemas do corpo. O procedimento padrão é simples: aplicar o radiofármaco no paciente, aguardar alguns minutos e realizar o exame.
O iodo radioativo é administrado em forma líquida, por via oral, concentra-se em tecido tireoideano, mas também nasglândulas salivares e no estômago, e é eliminado do organismo principalmente pela urina e muito pouco pelas fezes e pelo suor.
Quando o iodo radioativo for ingerido, haverá radiação no organismo, que agirá sobre os tecidos tireoideanos a serem tratados. Com o passar do tempo, o nível de radiação vai diminuindo de acordo com o decaimento do iodo radioativo e, ainda mais rapidamente, com a ingestão degrande quantidade de líquidos, o que estimula a produção de urina e assim, a liberação de urina radioativa para fora do organismo.
Terapia com iodo radioativo
O isótopo radioativo do iodo é concentrado na glândula tireoide. Destrói as células tireoideas sem colocar em risco outros tecidos radiosensíveis.

Fisiologia
A glândula e localizada na região cervical anterior a traqueia;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Iodo 131 ok
  • Iodo
  • Iodo
  • Iodo
  • iodo
  • iodo
  • Iodo
  • Iodo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!