Investimentos em Piscultura no Amazonas

972 palavras 4 páginas
Page 1 of 2

Investimentos em pesquisas alavancam piscicultura no AM

Tambaqui em experimento no Inpa (Arquivo/Fapeam)

Figurando entre as cinco atividades mais rentáveis no mundo, ultrapassando a criação de gado e frango, a criação de peixes em cativeiro (piscicultura) já demonstrou ser uma alternativa importante para a geração de emprego e renda. Na região amazônica, onde existe uma variedade de espécies com valor comercial e diversas técnicas para a criação de peixes em cativeiro, essa também pode ser uma saída para a sustentabilidade e a preservação ambiental.
Acreditando nesse potencial, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) tem apoiado iniciativas de pesquisas por meio de financiamento de projetos voltados ao desenvolvimento de técnicas e resultados que visem aperfeiçoar a prática da piscicultura no Amazonas.
Alguns projetos fazem parte do Programa de Apoio a Pesquisas em Empresas, conhecido como Pappe, um programa que consiste em apoiar, com recursos financeiros, micro e pequenas empresas interessadas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores reunindo empresas e pesquisadores.
Ração a partir de resíduos de frutos amazônicos
Um desses projetos, encerrado em 2008, trata do aproveitamento de resíduos de despolpamento de frutos regionais na elaboração de ração para peixes, desenvolvido pela empresa Cupuama – Cupuaçu do Amazonas Indústria, Comércio e Exportação do Amazonas.
Com recursos da ordem de R$ 131 mil, a empresa desenvolveu estudos para aproveitar resíduos de frutos regionais (cupuaçu, tucumã, maracujá buriti, entre outros) para a fabricação de ração para peixes regionais criados em cativeiro. Como resultado, a pesquisa concluiu que as espécies de frutos estudadas apresentam alto teor de proteína, fibra, carboidrato e energia, excelentes para o uso em rações peletizadas ou extrusadas.
“A ração experimental foi bem aceita por espécies como o tambaqui, principalmente no desempenho de juvenis da

Relacionados

  • Bioestat Stica L Brea Parte 1
    2383 palavras | 10 páginas
  • Tese de texto
    8200 palavras | 33 páginas