Investimentod

910 palavras 4 páginas
SOCIEDADES CONTROLADAS

Controlada é a entidade na qual a controladora, diretamente ou por meio de outra controlada, tem poder para assegurar, de forma permanente, preponderância em suas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria de seus administradores. As regras aplicadas nestas sociedades geralmente partem de acordo com que a outra sociedade define, uma vez que esta outra possui a maioria dos votos nas deliberações. Os administradores das controladas irão buscar atender o que lhes foi passado pelas controladas. O Código Civil, no artigo 1098, dispõe sobra a matéria: Art. 1.098. É controlada: I – a sociedade de cujo capital outra sociedade possua a maioria dos votos nas deliberações dos quotistas ou da assembleia geral e o poder de eleger a maioria dos administradores; II – a sociedade cujo controle, referindo no inciso antecedente, esteja em poder de outra, mediante ações ou quotas possuídas por sociedades ou sociedades por esta já controlada. Se o investidor possui direta ou indiretamente, 20% ou mais do poder de voto, indica-se que ele possui influência significativa, ou seja, é o poder de participar nas decisões financeiras e operacionais da investida, sem controlar de forma individual ou conjunta essas políticas.
Exemplo: digamos que o capital seja 1000 ações, sendo 334 de ações ordinárias e 666 de preferenciais. Nesse caso, o investidor com 50% das ordinárias mais uma, ou seja, com 168 ações, tem o controle acionário, o que representa menos de 17% do capital total.

SOCIEDADES COLIGADAS

Coligadas é a entidade em que suas relações de capital, são controladas, filiadas ou de simples participação em outras sociedades. São chamadas coligadas as sociedades cujo capital, na ordem de dez por cento ou mais, pertence à outra sociedade, que, entretanto, não controla. A de simples participação é a sociedade de cujo capital outra sociedade possua menos de dez por cento com direito a voto. O Código Civil, dos artigos 1097, 1099 e

Relacionados

  • Sistema Financeiro Nacional
    1105 palavras | 5 páginas
  • Apresenta O1
    1634 palavras | 7 páginas