Investimento vs poupança

Páginas: 27 (6581 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2011
2º Semestre | 1º ano | ano lectivo 2010/2011 | Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão
Grupo
24-05-2011

AUTORES
Luísa Coimbra
Maria Alexandra Baía Antunes
Maria Inês Martins Miroto
Tiago Lino

U.C. Economia |Prof. João
INVESTIMENTO VS POUPANÇA

ÍNDICE

Introdução 2
Ondas 3
Tecnologias de Conversão de Energia Das Ondas 3
Dispositivos Costeiros 4
Dispositivosde coluna de água oscilante (CAO) 5
Exemplos de dispositivos de CAO costeiros 6
Central piloto europeia da ilha do Pico 6
Central LIMPET 8
Outras centrais CAO: a Energetech OWC 9
Dispositivos Próximos Da Costa (Near-Shore) 10
Osprey 10
Ceo Douro 10
Dispositivos Afastados Da Costa (Offshore) 11
Pelamis 11
Wave Dragon 13
Archimedes Wave Swing 14
AquaBuOY 14
OPT "Power Buoy" 15Dispositivos Futuros 16
Situação Em Portugal 17
Impactes visuais 18
Impactes sonoros 19
Perturbação do meio envolvente 19
Conclusões 20
Bibliografia 21
Referências Imagens 21

INTRODUÇÃO

Este trabalho, com o título "Investimento vs. Poupança", está inserido no âmbito da disciplina de Economia, e foi desenvolvido por alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão. A motivação para a realização deste trabalho é grande, visto que se trata de um tema tão actual nos dias que correm.

Com a sua realização, pretendíamos explicitar os conceitos de "investimento" e "poupança", mostrar em que medida estes dois conceitos se assemelham, em que é que são diferentes e, finalmente, dar uma visão geral do papel que desempenham na economia do nosso país.

Tentámostambém, no desenvolvimento deste trabalho, ser o mais explícitos e rigorosos possível, para que as ideias fossem transmitidas com clareza.

POUPANÇA
A Poupança, em Economia, pode ser entendida como a parcela do rendimento, de pessoas, empresas ou instituições superavitárias, que não é gasta em consumo imediato, e por consequência é guardada para ser usada num momento futuro.
Essa parcela, quandodepositada em instituições financeiras, é emprestada às empresas, que a investem, ou ao governo, que a utiliza para cobrir eventuais défices nas contas públicas. O país também pode receber poupança externa, de outros países, para complementar seus investimentos, quando a poupança interna é menor que a necessária. Quanto mais é poupado num país, supondo-se um governo com as contas equilibradas,mais recursos estarão disponíveis para o investimento. Consequentemente, maior será o crescimento económico.

Os economistas identificaram três grandes motivos para a poupança.
Em primeiro, as pessoas poupam para ir de encontro de determinados objectivos a longo prazo (como por exemplo, reforma, matricula dos filhos na faculdade, etc…). A estas necessidades, os economistas deram o nome depoupança de ciclo de vida.
Outra das razões que leva as famílias a pouparem é a necessidade que as pessoas têm de proteger o indivíduo e a família de contratempos inesperados como a doença ou perda de emprego. A este tipo de poupança, os economistas dão o nome de poupança de precaução.
Por último, as pessoas poupam com a finalidade de acumular para deixar uma herança aos filhos ou obras de caridade ououtras causas meritórias. Dá-se o nome de fundo testamentário.
Os factores psicológicos podem também afectar a taxa de poupança. Se os indivíduos tiverem problemas de autocontrolo, existem mecanismos que dificultam o acesso ao rendimento, diminuindo assim o consumo e, por sua vez, aumentando a poupança. Certas decisões de poupar são afectadas pelo efeito de demonstração, isto é, a pressão porparte de terceiros leva ao aumento do consumo , mesmo quando estes não possuem esse dinheiro para gastar.

Os três maiores destinos da poupança são o entesouramento, depósitos e investimento
* Entesouramento designa a retenção de valores monetários (notas e moedas metálicas) ou a sua aplicação em outros valores ou activos tais como jóias, ouro ou obras de arte. Ao contrário de outras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Investimento na Poupança
  • poupança e investimento
  • Investimento e poupança
  • Poupança e investimento
  • POUPANÇA VERSOS INVESTIMENTOS
  • 7 poupanca e investimento
  • Realizar os cálculos sobre dois tipos de investimentos (Poupança e Dólar)
  • poupança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!