investimento mercado financeiro

Páginas: 20 (4967 palavras) Publicado: 18 de fevereiro de 2014
São Paulo, 2006
Índice


1 A ORIGEM DE UMA FAMÍLIA DE BANQUEIROS
1.1 Grupo Safra
1.2 Safra National Bank of New York
1.3 Safra Asset Management Corporation
1.4 Banque Safra-Luxembourg
1.5 Banque Safra-France
1.6 Banco Safra
1.7 Safra International Bank and Trust

2 OPERAÇÕES DE FUNDOS DO BANCO SAFRA


3 OS FUNDOS DE INVESTIMENTOS A SEREM COMPARADOS

3.1 SAFRA EXECUTIVE (Fundode Renda Fixa)
3.2 SAFRA CURTO PRAZO (Fundos de Curto Prazo)
3.3 SAFRA PROFIT DI (Fundos DI)
3.4 SAFRA INSTITUCIONAL DI (Fundos DI)
3.5 SAFRA MULTIGESTAO 30 (Fundos de Multimercados)
3.6 SAFRA ALLOCATION (Fundos de Multimercados)
3.7 SAFRA AÇÕES (Fundos de Ações Ativos)
3.8 SAFRA SETORIAL BANCOS (Fundosde Ações Setoriais)
3.9 SAFRA SMALL CAP (Fundos de Ações Ativos)


4 PLANILHAS

5 GRÁFICOS

6 COMENTÁRIOS

7 ANEXOS












1 A ORIGEM DE UMA FAMÍLIA DE BANQUEIROS
No campo financeiro, o passado é importante para definir uma realidade presente e proporcionar uma sólida garantia para o futuro.
Era o século XIX e a Europa ainda mantinha na memória as campanhas deNapoleão. O mundo conhecia os resultados da Revolução Industrial. Florescia a economia dos países europeus, daqueles em volta do Mediterrâneo e da América do Norte, graças ao impulso das grandes invenções - a máquina a vapor, a eletricidade - e ao movimento de navios, das caravanas e, agora, dos grandes comboios ferroviários, que transportavam e comercializavam produtos agrícolas e mercadorias dasmais diversas.
O financiamento de toda essa intensa movimentação comercial era assegurado por banqueiros que viriam a se tornar lendários, entre os quais aqueles da família Safra, que no Oriente Médio deram origem a uma linhagem de financistas e lançaram ali os fundamentos da moderna atividade bancária, baseados no aprofundamento das informações e no crescente aumento do intercâmbio entre cidades.Particularmente intensa era a troca de mercadorias entre os portos e cidades da Europa, como Paris, Nice, Marselha, Madrid, Barcelona, Nápoles, Trieste, Gênova e Veneza com Alexandria, Atenas, Istambul, Beirute, Damasco e Alepo - cidade a noroeste da Síria e um dos maiores centros de comércio. Para ela convergiam comerciantes e mercadorias do Oriente e do Ocidente.
Em Alepo viviam os Safra, devocação cosmopolita, que se dedicavam a financiar o comércio, aceitando o câmbio de moedas de diferentes estados, como os “para” do Império Otomano, os “zecchini” de Veneza, os “thaler” de Maria Theresa, outras moedas do Oriente, da Europa e da África, além de metais como prata e, principalmente, ouro.

Embora as práticas contábeis já estivessem desenvolvidas, Jacob Safra, o patriarca, eraconhecido por sua excepcional memória e habilidade em lidar com números, visto que realizava mentalmente o cálculo de conversão de diferentes moedas e cotações, bem como dos custos de financiamentos que concedia aos seus clientes.

Em meados do século XIX, é fundada em Alepo a Safra Frères & Cie. que, ao nascer, já trazia o renomado nome da família. Em pouco tempo, torna-se famosa e acatada em todo oOriente Médio, com reputação firmada junto a grandes e criteriosos financistas. A firme expansão da empresa levou a família Safra a abrir filiais em Istambul, Alexandria e Beirute.
Mais tarde, já na primeira metade do século XX, é fundado em Beirute o Banco Jacob Safra, dirigido pelo patriarca que, assim, deu origem a uma nova geração de banqueiros de sucesso. Depois da Segunda Guerra Mundial,Jacob Safra estende seus negócios à Europa e, em seguida, à América Latina e aos Estados Unidos.
Seus descendentes conquistaram prestígio por seus conhecimentos, dando continuidade a um duradouro relacionamento com a comunidade de clientes. Hoje, vários deles mantém a tradição de Jacob Safra nas diversas áreas da economia e nos muitos países em que o Grupo Safra opera.

1.1 Grupo Safra
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mercado financeiro fundos de investimentos
  • Mercado financeiro produtos e investimentos
  • O mercado financeiro e as opções de investimento
  • ATIVOS DO MERCADO FINANCEIRO COMO ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTOS
  • INVESTIMENTOS FINANCEIROS
  • Investimentos financeiros
  • investimentos financeiros
  • MERCADO FINANCEIRO: CONHECENDO DIFERENTES ALTERNATIVAS DE INVESTIMENTOS EM RENDA FIXA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!