INVESTIMENTO DIRETO ESTRANGEIRO E EMPREENDIMENTOS COLABORATIVOS

2210 palavras 9 páginas
INVESTIMENTO DIRETO ESTRANGEIRO E EMPREENDIMENTOS COLABORATIVOS 1 A FARRA DE COMPRAS GLOBAIS DA DEUTSCHE POST

A Deutsche Posté uma empresa de serviços postais e de entrega expressa, é a Central de Correios na Alemanha. Possui 500 mil funcionários, rendimentos anuais superiores a 70 bilhões de dólares em 2007, possui 420 aeronaves, 72 mil veículos, 640 escritórios de logística em 200 países.
A empresa estabeleceu escritórios, ora pelo investimento direto estrangeiro (IDE) ora pela formação de empreendimentos colaborativos.
IDE – É utilizado por empresas para estabelecer presença física no exterior construindo ou adquirindo instalações de produção ou de montagem, escritório de vendas ou outros tipos de instalações locais.
A DP fez investimentos e aquisições estrangeiras para crescer internacionalmente, uma das maiores aquisições foi a DHL, cujo investimento foi 2,7 bilhões, tornando-se o braço principal da DP no correio expresso global oferecendo serviços de correio expresso, frete aéreo internacional e marítimo, logística de contratos e serviços de valor agregado com clientes como standard charteredbank, pepsico, bmw e sunmicrosystem.
Empreendimentos Colaborativos – Além das aquisições a DP entrou em vários EC. O EC conhecido como Joint Venture (união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro).
Existem dois tipos de joint ventures: joint venture contratual (non corporate), na qual não existe a formação de uma nova empresa (não tem personalidade jurídica); e joint venture societária, que implica a criação de uma nova empresa que tem personalidade jurídica própria.
A DP fez uso da Join Venture Societária se associando a Amazon para cuidar das necessidades de seus clientes de exportação. A DHL entrou em uma Joint Venture com Sinotrans para atender o mercado chinês. A DP formou Joint Venture com a Yamato, maior

Relacionados

  • foucault nascimento da biopolitica
    162506 palavras | 651 páginas