INVESTIGAÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NO MUNICIPIO DE TAQUARANA -AL DURANTE OS ANOS DE 2009 À 2012

466 palavras 2 páginas
INVESTIGAÇÃO DOS CASOS DE DENGUE NO MUNICIPIO DE TAQUARANA -AL DURANTE OS ANOS DE 2009 À 2012. Ivan Nascimento De Oliveira¹; Juliana Maria Correia¹
Luciano de Araújo Pereira²
¹Graduando em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas/Campus I Email:Ivan.ivannascimento@hotmail.com
¹Graduanda em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas/Campus I Email:juliana-correia2011@bol.com.br
²Orientador: Professor Luciano de Araújo Pereira/campus I

Resumo

A dengue é considerada uma arbovirose mais comum no mundo, e quatro sorotipos já foram descritos (DEN 1 a 4) como causadores da doença.É considerado vetor de doenças graves como o dengue e a febre amarela e, por isso mesmo, o controle das suas populações é considerado assunto de saúde pública.Geralmente, os sintomas da dengue iniciam de uma hora para outra e dura entre 5 a 7 dias. A pessoa infectada tem febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças), entre outros sintoma.O trabalho tem por objetivo investigar a ocorrência dos casos de dengue na cidade de Taquarana-AL e seus municípios, durante os anos de 2009 à 2012.

Palavras-chave: Aedes aegypti, casos, doença tropical.

Introdução

A dengue é causada pelo mosquito Aedes aegypti, cuja distribuição e adaptação ocorrem em ambientes urbanos e domiciliares, tendo ampla distribuição em áreas tropicais, ocorrendo de forma endêmica e eventualmente epidêmica (TSAI,2005). O tratamento requer repouso no leito e hidratação, bem como o paracetamol, que é a medicação de escolha para tratamento da febre e para analgesia. Os antiinflamatórios não esteróides estão contra-indicados nesse tipo de tratamento (TAVARES,2005).

Material e Métodos

Os dados foram coletados na Secretária Municipal de Saúde da cidade de Taquarana-AL.

Ano
Nº de casos
2009
12
2010
65
2011
28
2012
22

Relacionados

  • Licenciamento Ambiental
    221356 palavras | 886 páginas