INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE REAÇÕES QUÍMICAS A PARTIR DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS E INTERAÇÕES SOCIAIS

Páginas: 47 (11645 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2013




RENATA MEIRIELLY CAVALCANTI SILVA CELESTINO









INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE REAÇÕES QUÍMICAS A PARTIR DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E DAS INTERAÇÕES SOCIAIS












PALMARES
2008
RENATA MEIRIELLY CAVALCANTI SILVA CELESTINO















INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE REAÇÕES QUÍMICAS A PARTIR DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOSE DAS INTERAÇÕES SOCIAIS


Monografia apresentada ao curso de Licenciatura Plena em Química da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul, como requisito à obtenção do grau de licenciado em química.

Orientador:
Prof. Dr. João Rufino de Freitas filho




PALMARES
2008
RENATA MEIRIELLY CAVALCANTI SILVA CELESTINO



INVESTIGANDO A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE REAÇÕESQUÍMICAS A PARTIR DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E DAS INTERAÇÕES SOCIAIS



Monografia apresentada ao curso de Licenciatura Plena em Química da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul, como requisito à obtenção do grau de licenciado em química.




BANCA EXAMINADORA














DEDICATÓRIA




















Dedico esta monografia aos meuspais, Reginaldo Pedro Celestino e Almira Maria Cavalcanti, pela paciência e estímulo que tiveram comigo, dedicando suas vidas inteiramente a mim. Pelo carinho e atenção que me oferecem, acreditando sempre em meu potencial. A meu irmão, Roger Ítalo Cavalcanti Silva Celestino pelo apoio. Dedico-lhes essa conquista, com eterna gratidão. Amo vocês.

























"Nãoé possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes
brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."
(Paulo Freire)
AGRADECIMENTOS


A Deus Todo Poderoso, fonte deinspiração, que me deu forças durante todo esse tempo e que me ajudou a superar todas as dificuldades enfrentadas.
A meus pais, Reginaldo Pedro Celestino e Almira Maria Cavalcanti, e a meu irmão Roger Ítalo Cavalcanti Silva Celestino, que me compreenderam e ajudaram com palavras de força e incentivo. Agradeço a eles pela paciência e pelo amor.
Ao Professor Doutor João Rufino de Freitas filho,orientador desta Monografia e a Professora Adriana Cristina N. de Melo, expresso minha sincera admiração e estima a estes educadores, pela atenção irrestrita e apoio durante o desenvolvimento das competências para a construção desta vitória.
A Professora Carla Michele B. da Silva, contratada da Escola Fábio da Silveira Barros (EFASB), pela ajuda durante o processo de intervenção com os alunos.
A minhaamiga, Katharine Moura Machada, pelo apoio, amizade e confiança.
Aos professores da Faculdade de Formação de Professores da Mata Sul. Devo a eles todo o conhecimento adquirido e construído durante estes anos.














RESUMO


O estudo de representações sociais no contexto educacional contribui para compreensão de questões que permeiam o âmbito escolar, sobretudo, naelucidação possibilitadora dos processos cognitivos e das interações sociais.
As representações se organizam internamente em torno de um núcleo central e um núcleo periférico. A transformação do núcleo central, que pode ser ocasionada também por sucessivas mudanças no núcleo periférico, acarreta mudanças significativas nas representações. Assim, a investigação desses núcleos é de grande importância paratodas as práticas que tenham por objetivo construir conceitos.
Deste modo, percebe-se a influência dos conhecimentos prévios na estrutura das representações sociais acerca dos conceitos científicos, focalizando-se ainda neste estudo o conceito de reação química.
O presente estudo visou identificar possíveis relações entre saberes científicos e culturais/cotidiano, buscando conhecer alguns...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Interações sociais e construção do conhecimento em comunidades virtuais (groupwares)
  • Identidade Social e a Construção do Conhecimento
  • Construção social o conhecimento
  • A Construção Social do Conceito de Infância
  • Construçao social do conceito de saude
  • Construção da Política de Assitência social a partir da seguridade social
  • Construção de Conhecimento A partir da Análise Indutiva de Substantivos e Verbos
  • A construção dos conceitos geográficos a partir da realidade dos alunos.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!