Investigação sobre as práticas das demonstrações contábeis nas entidades do terceiro setor: um estudo nas associações da cidade de caruaru-pe

Páginas: 60 (14976 palavras) Publicado: 22 de abril de 2011
SOCIEDADE DE EDUCAÇÃO DO VALE DO IPOJUCA – SESVALI
FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA – FAVIP
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBES

INVESTIGAÇÃO SOBRE AS PRÁTICAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NAS ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: UM ESTUDO NAS ASSOCIAÇÕES DA CIDADE DE CARUARU-PE

Caruaru
2007
CAPÍTULO 1

1 CONTEXTUALIZAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA

No Brasil é degrande importância atualmente o papel desempenhado pelas entidades do terceiro setor, pois essas entidades entram no contexto social através da incapacidade do Estado de atender a demanda social. O Terceiro Setor não é vinculado ao Estado, mas trabalha com causas e problemas sociais, fazendo muitas vezes o papel do próprio Estado.
Apesar das suas práticas sociais, não tem fins lucrativos, ou seja,não visa o lucro como seu objetivo principal. Isso não implica dizer que possam não possam ter resultados positivos, mas caso isso aconteça, esse resultado deve ser destinado para melhoramento e crescimento da entidade.
Para Machado (1994 apud ARAÚJO, 2005):

Não ter fins lucrativos não significa, de modo nenhum, ter receitas limitadas aos custos operacionais. Elas na verdade podem e devem tersobras financeiras, até para que possam progredir, modernizando e ampliando as suas instalações. O que não podem é distribuir lucros. São obrigadas a aplicar todas as suas disponibilidades na manutenção de seus objetivos institucionais”.

Outro ponto importante desse setor é ele que vem crescendo ultimamente em países de todo o mundo, sendo mais pesquisado e debatido em vários aspectos. Tem comopapel principal ações voluntárias, práticas de caridade, enfim, promover a cidadania de uma forma geral.
O Terceiro Setor é constituído por vários tipos de entidades, como: fundações, organizações de sociedade civil de interesse público (OSCIP), organizações religiosas, organizações sociais (OS), sociedades beneficentes, ONGs, partidos políticos e por fim as associações, que serão abordadas demodo mais aprofundado neste trabalho.
Sendo assim, as associações do Terceiro Setor constituem-se com a união de pessoas que se organizam para fins não econômicos (Art. 56 do Código Civil). As associações têm critérios e normas estabelecidas em aspectos contábeis, pois mesmo sem ter que atingir lucros, elas movimentam recursos e a entrada e saída dos mesmos precisa ser informada aos usuários dacontabilidade, e é dessa forma que a contabilidade entra como um dos assuntos principais a ser tratado no terceiro setor.
Pode-se considerar que a contabilidade passou a ter um papel importante para estas instituições, pois a informação contábil é sem dúvida uma ferramenta indispensável para o futuro dessas organizações, servindo de base para um bom planejamento, uma boa organização e até paracomprovar e mostrar a transparência das atividades desenvolvidas.
A cidade de Caruaru, como outras cidades, tem várias entidades que pertencem ao terceiro setor, e desenvolvem atividades voltadas para a sociedade. Estas entidades deveriam demonstrar seus resultados a partir da contabilidade, de forma a mostrar, de forma transparente e responsável, o que estão desenvolvendo e como estão investindona melhoria dessas atividades. Diante disto se faz necessário responder ao seguinte questionamento: Quais as práticas de contabilidade utilizadas nas associações da cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

1.2 OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Identificar as práticas contábeis que são utilizadas nas associações da cidade de Caruaru/PE.

1.2.2 Objetivos Específicos

 Descrever oterceiro setor e seus aspectos básicos
 Diferenciar as diversas entidades que constituem o terceiro setor.
 Identificar a importância da contabilidade em relação às associações do Terceiro Setor.
 Conhecer a escrituração contábil exigida para as associações do Terceiro Setor.

1.3 JUSTIFICATIVA

Desenvolver pesquisas que explorem o terceiro setor é sempre relevante, devido à importância...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS EM ENTIDADES DO TERCEIRO SETOR: ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS – ENTIDADES...
  • Terceiro setor: um estudo sobre as igrejas
  • Associações no terceiro setor
  • A etica nas entidades do terceiro setor
  • a filantropia e as entidades de terceiro setor
  • Fundações – entidades do terceiro setor
  • Uma abordagem conceitual e prática sobre as demonstrações contábeis obrigatórias
  • Uma abordagem conceitual e pratica sobre as demonstrações contábeis obrigatórias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!