Inversor de frequência

Páginas: 17 (4008 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
PERNAMBUCO
COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE ELETRÔNICA E TELECOMUNICAÇÕES
COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESA

INVERSORES DE FREQUÊNCIA

RECIFE
2011

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE
PERNAMBUCO
COORDENAÇÃO DOS CURSOS DE ELETRÔNICA E TELECOMUNICAÇÕES
COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESCOLA-EMPRESAIINVERSORES DE FREQUÊCIA

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado à Coordenação
de Eletrônica e Telecomunicações como parte dos requisitos
para a conclusão do curso de Técnico em Telecomunicações.

ALUNO (A): JOSÉ RICARDO SOARESDE SIQUEIRA
PROFESSOR ORIENTADOR: Daniel Ferreira Nipo

RECIFE
2011

A todos que contribuíram pra minha formação, especialmente minha mãe Maria de Lourdes Soares de Siqueira sempre me dando total apoio em minhas decisões nesses 6 anos morando em recife e sendo responsável pela maior parcela de contribuiçãona minha caminhada.
Gostaria de agradecer também pelos apoios mais que fundamentais do meu pai Diomedes Cordeiro de Siqueira sendo responsável em me fortalecer nas horas difíceis.
Por fim, agradeço a toda minha família e amigos da casa de estudante de Sertânia e os demais que sempre acreditaram em mim e contribuíram de certa forma.



Resumo

Nesse relatório será tratado de Inversoresde Frequência, que pode ser usado em diversas empresas (pequena, média e grande porte). Os objetivos desse estágio foram a implementação, suporte e monitoração desse dispositivo. Visto que a necessidade do uso de controle do controle de processos industriais principalmente, vem crescendo cada vez mais, a tecnologia de eletrônica de potencia vem evoluindo e aparece mostrando um aperfeiçoamento nasaplicações de Inversores sendo mais econômica, tornando-se alvo de muitas empresas, afim de se ter considerável na redução de custos em controles de processos. Este estágio foi de grande importância para o conhecimento de varias áreas de eletrônica e telecomunicações, tendo em vista que o Inversor de Freqüência engloba um pouco de cada setor da área, bem como, conhecimento com ConversãoDigital/Analógica, Conversão CA/CC, Comunicação Serial, Eletrônica de Potência entre outros ramos. Muitas disciplinas do curso foram de suma importância para entender alguns dos conceitos, em destaque: Eletroeletrônica, Eletrônica Básica, Técnicas Digitais e Dispositivos Programáveis.










SUMÁRIO









INTRODUÇÃO

Os conversores de freqüência sãoequipamentos eletrônicos que fornecem total controle sobre a velocidade de motores elétricos de corrente alternada através da conversão das grandezas fixas, tensão e freqüência da rede, em grandezas variáveis. Apesar de o princípio ser o mesmo, houveram grandes mudanças entre os primeiros conversores de freqüência e os atuais, devidas principalmente a evolução dos componentes eletrônicos comdestaque aos tiristores e aos microprocessadores digitais. A grande maioria dos conversores de freqüência usados pela indústria para controlar a velocidade de motores elétricos trifásicos de corrente alternada são desenvolvidos de acordo com dois princípios:

• Conversores desenvolvidos sem um circuito intermediário conhecidos com conversores diretos e;
• Conversores de freqüência com um circuitointermediário variável ou fixo.
Os inversores de freqüência ocupam cada vez mais espaço no ambiente industrial para controle de velocidade, torque, economia de energia, entre outras aplicações.

OBJETIVOS

Objetivos Gerais
Desenvolver atividades da área de eletrônica Industrial realizando implementação/monitoramento em dispositivos industriais.
Objetivos específicos
* Conhecer o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inversor de Freqüência
  • Inversor de frequencia
  • Inversores de frequencia
  • inversor de frequencia
  • inversor de frequência
  • inversor de frequencia
  • Inversores de frequência
  • Inversor de frequencia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!