Inversor de Freqüência

Páginas: 8 (1942 palavras) Publicado: 26 de novembro de 2014

FACULDADE METROPOLITANA DE CAMACARI FAMEC
CURSO ENGENHARIA DE AUTOMACAO E CONTROLE

Caio Missola
Josemir Rocha
Octavio Neto
Iuri fernando




PROJETO DE PESQUISA




Inversor de Freqüência










Camaçari – BA
2011




FACULDADE METROPOLITANA DE CAMACARI FAMEC
CURSO ENGENHARIA DE AUTOMACAO E CONTROLE


Caio Missola
Josemir Rocha
Octavio Neto
Iurifernando





Este Projeto de Pesquisa atende as exigências da Disciplina Eletrônica de industrial requisito parcial para aprovação no Curso de Engenharia de Automação e Controle da Faculdade Metropolitana FAMEC.

Orientador: Ricardo Alves





Camaçari – BA
2011


SUMÁRIO



1. INTRODUCAO 04

2. DELIMITACAO DO TEMA 05

3. TIPO DE INVERSOR 06

5. FUNCIONAMENTO 076. COMPONENTES DO INVERSOR 08

7. RELATORIO DA PRATICA 09

REFERENCIAS 16














1. INTRODUCAO





Buscando atender as necessidades da comunidade industrial em relação ao aumento da produção e as reduções do custo foram desenvolvidos diversos equipamentos de controle entre eles esta o inversor de freqüência.
Os sistemas anteriores utilizavam dos motoresCC para facilitar o controle de velocidade, hoje utilizamos os motores AC de indução graça os inversores de freqüência com o avanço da eletrônica e da microeletrônica por meio do microprocessador tem auxiliado muito no acionamento das maquinas que tem motores AC, com isso foi permitido a implementação de sofisticado equipamento de controle. Esse projeto pesquisa tenta mostra através desserelatório o funcionamento desse magnífico equipamento o inversor de freqüência .










2. DELIMITACAO DO TEMA


Com o desenvolvimento da eletrônica de potencia foi possível o avanço do inversor de freqüência, como dispositivo de estado sólido, inicialmente com tiristores e hoje estamos na fase dos transistores, mais especificamente IGBT, onde sua denominação é transistor bipolar deporta isolada. Os Ciclos conversores antecederam de certa forma os atuais inversores de freqüência, eles eram utilizados para converter 60HZ da rede em uma freqüência mais baixa, era uma conversão CA-CA, já os inversores de freqüência utilizam a conversão CA-CC e por fim em CA novamente.
Esta por sua vez é dividida em três partes, sendo a primeira para o tipo de retificação, a segunda para o tipode controle do circuito intermediário e a terceira para a saída
Os inversores de freqüência podem ser classificados como escalar e vetorial. Como a maiorias das aplicações necessitam apenas de variação de velocidade e partidas suaves, sendo atendida plenamente com o uso de inversores com tecnologia Escalar ou V/F. Algumas aplicações entretanto, como elevadores, guinchos, bobinadeiras e máquinasoperatrizes necessitam além da variação de velocidade o controle de torque, operações em baixíssimas rotações e alta velocidade de resposta, sendo atendidas por inversores com tecnologia Vetorial.











3. TIPOS DE INVERSORES DE FREQUÊNCIA


· Inversor Escalar


Os inversores de freqüência escalares baseiam-se em equações de regime permanente lógica de controle utilizada éa manutenção da relação V/F constante por isso apresentam um desempenho dinâmico limitado e usualmente. São empregados em tarefas simples, como o controle da partida e da parada e a manutenção da velocidade em um valor constante (regulação).


Inversor Vetorial

Os inversores Vetoriais podem ser divididos em duas categorias: aqueles que utilizam a realimentação física da velocidade, obtidade dispositivos transdutores, e aqueles que não empregam a realimentação física da velocidade, fazendo uso de estimadores de velocidade. A realimentação ou "Feedback", permite "enxergar" o movimento do eixo do motor possibilitando controlar a velocidade e o torque com alta precisão mesmo em velocidades muito pequenas, próximas de zero.
A realimentação da velocidade é realizada utilizando um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inversor de frequencia
  • Inversores de frequencia
  • inversor de frequencia
  • inversor de frequência
  • inversor de frequencia
  • Inversores de frequência
  • Inversor de frequencia
  • inversor de frequência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!