Inversão da pirâmide organizacional

Páginas: 5 (1045 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2014
Matriz de atividade individual*

Módulo: Módulo 5 (item 8.2.2)
Fórum: NVMKSEAD_T0086_0414
Título: Abordagem sobre inversão da pirâmide organizacional no Brasil
Aluno: Antony Waldir Corrêa
Disciplina: Marketing de Serviços-MGM04
Turma: GE61 – SJCampos/SP
Introdução

O trabalho elaborado tem o objetivo de contribuir com Fórum: ”Inversão da pirâmide organizacional”.
É fundamental abordaresta metodologia, pois segundo Lawler a maneira como uma empresa se organiza é, potencialmente, uma fonte importante de vantagens competitivas.
De acordo com os artigos disponibilizados no ambiente online: “Decisão que vem de baixo”, “Falta de mão de obra, Sobram trabalhadores”, “Empresas estão importando mão de obra”, entre outros, gostaria nas próximas linhas de abordar meu o ponto de vistasobre o tema.

Falta de mão de obra qualificada no Brasil – prestações de serviços ruins

A falta de mão de obra qualificada está diretamente relacionada aos investimentos em educação no nosso país.
O investimento em educação precisa melhorar muito. Hoje o Brasil continua tendo falta de mão de obra qualificada, onde sobram trabalhadores.
Segundo o artigo UOL educação, “O Brasil tem a maiortaxa de abandono escolar no ensino médio dentre Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela: 10%. Ou seja, 1 em cada 10 jovens acabam abandonando a escola nesta etapa, segundo a Síntese de Indicadores Sociais, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)”.
Certamente, se não houver maiores investimentos em educação, continuaremos tendo mais trabalhadores e menos mão de obraqualificada, além da necessidade de buscar profissionais em outros países.
A prestação de serviços ruins é somente um reflexo de uma população que em sua maioria não adquiriu uma boa formação acadêmica.
Para ganhar competitividade no setor de serviços, é necessário muito mais investimento do governo em educação.

Falta de uma cultura, nas empresas de serviços no Brasil, que aceite a opinião dosfuncionários na elaboração de estratégias de marketing

O artigo apresentado “Decisão que vem de baixo”, mostra o exemplo do SERASA onde esta mudança de paradigma ocorreu ao longo de um tempo.
No começo, quando a empresa se coloca na posição de receber opiniões de todos seus funcionários, surgem maiores questionamentos sobre salários, entre outros assuntos que não contribuem para o desenvolvimentodo planejamento estratégico.
Porém, ao longo de ações educativas, percebeu-se uma melhor participação dos funcionários. Menos informações irrelevantes eram trazidas e observou-se aumento de informações que puderam agregam valor ao negócio, nas definições estratégicas.
Para uma organização eficaz, é fundamental segundo Lawler, A participação de toda a força de trabalho. Todos os funcionários devemagregar valor às operações realizadas pela empresa.



Possibilidade de incluir os funcionários nas tomadas de decisões

É importante que as empresas de tenham uma comunicação constante com os seus funcionários. Na prática são poucas as empresas que envolvem todos os funcionários nas tomadas de decisão.
Porém a iniciativa do Serasa, demonstra que quando os funcionários são envolvidos nosprocessos de decisão da empresa, esta é uma forma de coletar informações e idéias que contribuem para a definição das estratégias, juntamente com as ponderações realizadas pelos acionistas.
Então, é uma boa prática incluir os funcionários na participação das decisões da empresa, e incentivar sua participação.
(Lawler) O segredo é convencê-los de que sua participação e sua vontade de apoiar amudança são fundamentais para a sobrevivência da companhia e portanto, para a manutenção dos empregos.
É importante entender que, em uma economia globalizada a segurança no emprego vem do fato de a empresa ser competitiva.


Validade quanto à adoção da inversão da pirâmide organizacional por parte de uma empresa de serviços no Brasil

É valido a adoção da inversão de pirâmide organizacional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inversão da pirâmide organizacional
  • A INVERSÃO DA PIRAMIDE ORGANIZACIONAL
  • Posicionamento Critico – Inversão da Pirâmide Organizacional
  • Inversão da pirãmide
  • Inversão da piramide
  • É válido uma empresa de serviços no Brasil adotar a prática de inversão da pirâmide organizacional?
  • É válido uma empresa de serviços no Brasil adotar a prática de inversão da pirâmide organizacional?
  • É válido uma empresa de serviços no brasil adotar a prática de inversão da pirâmide organizacional?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!