INVENTÁRIO PRELIMINAR DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS DE UM TRECHO DO RIO TAMANDUÁ EM FOZ DO IGUAÇU, PARANÁ, BRASIL

4038 palavras 17 páginas
INVENTÁRIO PRELIMINAR DE MACROINVERTEBRADOS BENTÔNICOS DE UM TRECHO DO RIO TAMANDUÁ EM FOZ DO IGUAÇU, PARANÁ, BRASIL.

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar um inventário preliminar da comunidade de macroinvertebrados bentônicos do rio Tamanduá, apontando a dominância de grupos de acordo com as condições ambientais dos pontos de coletas, bem como a ausência ou presença de organismos indicadores de qualidade ambiental e seu grupo funcional alimentar. Foram realizadas duas coletas nos meses de Março e Abril. No inventário foram coletados com o coletor Surber e Substratos Naturais ao todo 388 espécimes. No laboratório de Zoologia da Faculdade União das Américas os organismo foram triados e identificados a nível de ordem, sendo: 131 Moluscos, 51 Coleopteras, 43 Plecopteras, 34 Trichopteras, 32 Odonatas, 28 Megalopteras, 24 Hemipteras, 19 Crustáceos, 14 Oligochaeta, 6 Dipteras, 3 Hirudinea, 2 organismos não identificados e 1 Arachinida. Foi detectado um efeito do habitat (correnteza, locais favoráveis para colonização) sobre a riqueza e abundância de alguns grupos de macroinvertebrados. Concluindo que a estrutura da comunidade é definida de acordo com as condições ambientais do local, que possibilitam a existência de grupos com características ecológicas e comportamentais distintas.

Introdução No final do século XXI, a sociedade depara-se com inúmeros problemas ambientais, resultantes do processo contínuo de degradação e mau uso dos recursos naturais (MANO, et al. 2005). No Brasil, o ritmo de estudos não segue a mesma velocidade da degradação dos ambientes aquáticos, no entanto, há estudos científicos que apontam as alterações provocadas por ações antrópicas, como fator que compromete gravemente a saúde dos ecossistemas.
Estratégias novas em questões ambientais estão sendo desenvolvidas a partir do processo de inventariamento de biodiversidade, mais precisamente de organismos indicadores, que consiste em conhecer e quantificar organismos que

Relacionados