INVENT RIO FLORESTAL DO PAQUE FLAMBOYANT

644 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

O Brasil é um dos maiores produtores de celulose do Mundo. Este setor gera cerca de 100.000 empregos diretos e com pagamento de R$ 2,2 bilhões de impostos, isso em 2004. Por ser um país com alto reflorestamento, as empresas destinadas a celulose e papel tendem a continuar com um crescimento acelerado e a absorver cada vez mais maior parcela de mercado. Para descrever a relação entre nível de insumos utilizados na produção e a quantidade de produtos obtidos, foi sugerido o uso do estudo da função de produção da firma. Os objetivos gerais foram especificar e ajustar a função de produção da indústria de celulose no Brasil em 2004.

MATERIAIS E MÉTODOS

O produto físico médio de um fator Xi (PFMex) qualquer é positivo e decrescente à medida que se intensifica o uso do fator Xi. Mede a eficiência do fator variável e é definido como quociente da divisão do volume produzido pela quantidade do fator utilizado. O produto físico marginal de Xi (PFMaxi) é a variação na produção total que se origina da variação de uma unidade do fator de produção.
Podem ser definidos três estágios de produção entre produto físico total (PFT), produto físico médio (PFMe) e produto físico marginal (PFMa). No estágio (I) de produção, o PFMe é sempre crescente, o PFMa é sempre maior que o PFMe e ambos são positivos. Esse estágio é considerado um estágio irracional de produção, pois os insumos são alocados ineficientemente. No estágio (III) de produção, o PFT e o PFMe são decrescentes, o PFMa é negativo e a elasticidade de produção é menor que zero. Esse estágio também é considerado um estágio irracional de produção pois o emprego de unidades adicionais do insumo variável resultaria na redução do PFT. O estágio (II) de produção, apresenta PFMe e PFMa decrescentes e positivos. Nesse estágio, o PFMe é sempre superior ao PFMa, e a elasticidade de produção está entre 0 e 1. Esse é considerado o estágio racional de produção. O limite entre o primeiro e o segundo estágio ocorre onde o PFMe

Relacionados