Inventário de orientação de carreira

Páginas: 7 (1564 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 COMPETÊNCIA 4

3 TABELA DE INVENTÁRIO DAS ORIENTAÇÕES DE CARREIRA 6

3.1 COMO CLASSIFICAR OS ITENS..........................................................................6

3.2 ÂNCORA DE CARRERA........................................................................................8

3.3 COMPETÊNCIA PARA GERÊNCIAGERAL.........................................................8

CONCLUSÃO 10

REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO

Estamos vivendo um período de grandes transformações, tem requerido das pessoas um novo conjunto de valores, atitudes e aptidões, onde, as pessoas precisam ser mais dinâmicas e competitivas face à globalização. Assim sendo os aspectos comportamentais e as competências decorrentes de profundoconhecimento.
Segundo Rocha-Pinto et al. (2006, p.35), “a adoção da gestão de pessoas fundamentada em competências requer que a empresa identifique com clareza quais as lacunas ou deficiências em seu quadro funcional que possam bloquear a obtenção dos objetivos estratégicos da organização. Para suprir ou sanar tais deficiências, devem ser colocadas a serviço do desempenho organizacional asvárias dimensões funcionais de gestão de pessoas como a capacitação e seleção de talentos, a remuneração e o reconhecimento, a avaliação de desempenho e, em especial a educação continuada”.
Assim sendo a gestão por competência está e ascensão, onde o capital da empresa depende das competências em suas organizações.

competÊncia

[pic]

De acordo com a Wikipédia,Competência, em administração, é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada. O administrador - para ser bem-sucedido profissionalmente - precisa desenvolver três competências pessoais duráveis: o conhecimento (informações, conceitos, idéias, experiências), a perspectiva (colocar oconhecimento em ação) e a atitude (fazer as coisas acontecerem).
C.H.A
[pic]

Definição de copetência por Fleury, 2001.

“Um saber agir responsável e reconhecido, que implica mobilizar, integrar, transferir conhecimentos, recursos, habilidades que agregam valor econômico à organização e valor social ao indivíduo”. (FLEURY, 2001).

Segundo Fleury e Fleury (2000 apudROCHA-PINTO et. AL., 2006, p. 40-41), as competências dos profissionais requerem os seguintes saberes profissionais:

Saber agir- saber o que e por quê fazer
Saber discernir, escolher e descidir-
Saber mobilizar- (...) recursos das pessoas, financeiros e materiais, criando sinergia entre eles;
Saber comunicar- Compreender, processar e transmitir informações , assegurando o entendimento damensagem pelos os outros;
Saber aprender- trabalhar o conhecimento e a experiência, rever modelos mentais, saber desenvolver-se e propiciar o desenvolvimento dos outros;
Saber comprometer-se- engajar-se e comprometer-se com os objetivos da organização;
Saber assumir responsabilidade- ser responsável assumindo os riscos e as conseqüências de suas ações, e ser por isso reconhecido.

[pic]tabela de inventário das orientações de carreira

Sobre o INVENTARIO DE ORIENTACAO DE CARREIRA, Schein (1985) define a âncora de carreira como a auto-imagem da pessoa em termos daquilo em que ela se distingue, daquilo que quer e dos valores que defende. De forma consistente com o conceito das fases de desenvolvimento da carreira, o autor defende que, através das experiências detrabalho, uma pessoa forma determinada auto-imagem, em termos da motivação, do talento e dos valores, a qual orienta e influencia toda a carreira. O conceito de âncora pode ser definido, também, como o conjunto de necessidades, de valores e de talentos de que a pessoa se mostra menos disposta a abdicar quando confrontada com a necessidade de escolher.
Procure responder às perguntas tão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia da orientação de Carreira na empregabilidade
  • O PROCESSO DE COACHING DE CARREIRA E A ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL
  • Orientação Vocacional
  • Orientação profissional para jovens: um processo facilitador de escolha da carreira
  • Inventários
  • Inventario
  • Inventario
  • Inventário

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!