Invasões biológicas - uma ameaça invisível

Páginas: 8 (1841 palavras) Publicado: 7 de julho de 2012
INVASÕES BIOLÓGICAS
Uma ameaça invisível

Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição - Uso Não-Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada. Para ver uma cópia desta licença, visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/deed.pt_BR

INVASÕES BIOLÓGICAS: Uma ameaça invisível

FICHA TÉCNICA Instituição Executora do Projeto: Associação para aProteção da Mata Atlântica do Nordeste (AMANE) Diretora Executiva: Maria das Dores de V. C. Melo Coordenação Técnica: Bruno Paes Castelo Branco Coordenação Administrativo-Financeira: Mariana Cardim Fontes de Almeida Assessoria de Comunicação: Claudia Vital Estagiário de Ciências Ambientais: Ravi Santos da Rocha www.amane.org.br comunicacao@amane.org.br Textos Rosália Dors Pessato Michele de SáDechoum AMANE Edição Rosália Dors Pessato Projeto gráfico e Diagramação Thiago Pessato Para informações sobre espécies exóticas invasoras: www.institutohorus.org.br

INVASÕES BIOLÓGICAS: O QUE É ISSO?
Invasões biológicas são processos ocasionados pela introdução acidental ou não de espécies exóticas em um ambiente diferente de sua distribuição natural. Ao longo da história, o ser humano temredistribuído espécies de plantas e animais no planeta, levando sementes, mudas e até animais para locais diferentes da origem deles. Essas redistribuições e adaptações provocam impactos positivos e negativos no ambiente e na qualidade de vida das pessoas. A maior parte da nossa alimentação tem origem em espécies exóticas. Elas também servem para fazermos roupas e construirmos nossas casas. Quando umaespécie exótica é colocada num ambiente novo, geralmente não sobrevive, mas, se ela consegue se adaptar, pode se tornar uma espécie invasora e ocupar o lugar de espécies nativas. As invasões biológicas constituem a segunda maior causa de perda de BIODIVERSIDADE no planeta.

ESPÉCIES EXÓTICAS são plantas e animais deslocados e introduzidos em outros ecossistemas por meio de atividades humanas,sejam elas intencionais ou acidentais. Elas se tornam invasoras quando ocupam o espaço de espécies nativas e ameaçam habitats naturais fora do seu território de origem.

1

Uma invasão biológica começa a partir do
movimento de uma espécie além de sua área de distribuição original, geralmente como consequência de ação humana intencional ou acidental. O ritmo do trânsito de espécies aumentoumuito nos últimos séculos, principalmente com a evolução dos meios de transporte. Isso tem permitido que espécies ultrapassem barreiras geográficas que não poderiam ser ultrapassadas naturalmente. A planta sabiá (Mimosa caesalpiniifolia), por exemplo, é originária da caatinga, mas serve como cerca viva em áreas de Mata Atlântica (foto) e lenha para uso doméstico. Essa planta se expande rapidamente naMata Atlântica e impede que as espécies nativas se estabeleçam.

Sabiá (Mimosa caesalpiniifolia)

O mosquito que transmite a dengue (Aedes aegypti) é originário do Sudeste da Ásia e foi disseminado, por exemplo, no Nordeste, provocando epidemias da doença em algumas épocas do ano. As espécies exóticas invasoras vão, aos poucos, tomando o lugar das espécies nativas e quando percebemos já podeser tarde demais.

2

BIODIVERSIDADE: COMO FICARÍAMOS SEM ELA?
Biodiversidade significa a variabilidade de formas de vida, incluindo a diversidade genética, a diversidade de espécies de plantas, animais, microorganismos, entre outros, até a diversidade de ecossistemas.

O que muda na nossa vida com a redução da biodiversidade?
A biodiversidade é um dos pilares do desenvolvimento dassociedades. Praticamente tudo que fazemos está associado a elementos da natureza, ou do chamado capital natural, como nossa alimentação e manutenção da água e solo.

RPPN Frei Caneca - Jaqueira, PE

Grande parte da população brasileira vive na Mata Atlântica. Essa floresta ajuda a manter a qualidade da água, proporciona lazer e recreação, influencia no clima local e regional. Suas florestas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ameaças a diversidade biológica
  • BIOFILME: AMEAÇA INVÍSIVEL EM AMBIENTES CIRÚRGICOS
  • Ameaças
  • ameaça
  • Ameaças
  • ameaças
  • Ameaça
  • ameaças

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!