Intrução dos catecumenos

765 palavras 4 páginas
A instrução dos catecúmenos apresenta sermões de Agostinho, que à pedido de seu amigo diácono Cartagimenês, os fez para melhorar sua prática em ensinar catequese. Para instruir um catecúmeno se precisa de tempo, como a de Agostinho que foi um longa exposição, e explicada nos detalhes mais preciosos.
Cada um tem sua maneira de aprender, Agostinho expõe de maneira simples, para que, quem ouça entenda assim como quem esta pregando, para se fazer um bom trabalho é preciso que agrade tanto o receptor da palavra quando o que está a passando, é fundamental que o catequista esteja alegre estando a serviço de Deus, instruído na fé para que faça um bom trabalho e que todos saiam satisfeitos.
O ensinamento deve prevalecer dentro do evangelho, e com a meta de chegar na caridade estando acima de tudo Deus, também Jesus Cristo seu filho enviado, por Ele que a igreja tem que ser exaltada, pois a vinda do Senhor trouxe amor, quando morreu por todos mesmo sabendo que todos pecavam, isto faz com que todos se sintam amados por Ele, e faz despertar o amor recíproco, quem se sente amado, ama também, não há nada mais prazeroso que saber que o amor que se da ao próximo é o mesmo que se recebe. Cristo foi enviado para que todos soubessem do amor de Deus, e para despertar a caridade dentro da igreja, sem miséria, e com mais misericórdia.
Todo ser para ser cristão necessita de temor de Deus, e de sua fé, é fundamental estar com seu estado de espírito livre, e mais essencial é ter um propósito à exercer, mas se não houver um propósito é preciso estimular para que aquele deseje ser instruído, não se deve instruir aquele que não tem interesse pela palavra qualquer que seja ela. O instruído necessita reconhecer todas as coisas boas que Deus criou, o que deve tocar o espírito, e torna-los fieis à palavra. O juízo final, e a ressurreição, fortalecem o homem o deixando longe de ser seduzido por qualquer tipo de futilidade. É importante que aquele que ouve seu catequista, o ouça como

Relacionados