Intrução a enfermagem

Páginas: 5 (1222 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014






Fundação de Ensino Superior de Aragarças
FACULDADE PADRE VICENTE
curso TÉCNICO EM ENFERMAGEM

















INTRODUÇÃO A ENFERMAGEM


ANGELA PATRICIA GOMES FREITAS

















ARAGARÇAS - GO
2010






Fundação de Ensino Superior de Aragarças
FACULDADE PADRE VICENTE
curso TÉCNICO EM ENFERMAGEMINTRODUÇÃO A ENFERMAGEM


ANGELA PATRICIA GOMES FREITAS



Trabalho apresentado pela Discente Angela Patricia Gomes Freitas ao Modulo II do Curso em Tecnico em Enfermagem da FESA – Fundação de Ensino Superior de Aragarças, para Avaliação Parcial do Estágio Supervisionado de 100 horas da disciplina de Introdução a Enfermagem.
Orientador: Professor Lourivan Borges SantosARAGARÇAS - GO
2010
SUMARIO






INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------- 04


INTRODUÇÃO A ENFERMAGEM------------------------------------------------- 05


CONCLUSÃO---------------------------------------------------------------------------- 07


REFERÊNCIAS--------------------------------------------------------------------------08































INTRODUÇÃO





O Estágio Supervisionado em Introdução a Enfermagem foi realizado Hospital Municipal Getulio Vargas localizado na Rua José Martins Costa nº.13 Setor Ceará na cidade de Aragarças – GO, sendo responsável pelo Estágio o Enfermeiro Lourivan Borges Santos. A realização do estágio iniciou no dia 21 de setembro de2010 e terminou no dia 15 de outubro de 2010 num total de 100 horas/aula.
A enfermagem é uma profissão que se desenvolveu através dos séculos, mantendo uma estreita relação com a história da civilização. Neste contexto, tem um papel preponderante por ser uma profissão que busca promover o bem estar do ser humano, considerando sua liberdade, unicidade e dignidade, atuando na promoção da saúde,prevenção de enfermidades, no transcurso de doenças e agravos, nas incapacidades e no processo de morrer.
A profissão surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. As práticas de saúde instintivas foram as primeiras formas de prestação de assistência.

























CLINICA MÉDICA


Enfermagem é a atividade decuidar e também uma ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção e proteção da saúde e prevenção e recuperação de doenças.
A profissão surgiu do desenvolvimento e evolução das práticas de saúde no decorrer dos períodos históricos. Aspráticas de saúde instintivas foram as primeiras formas de prestação de assistência. Num primeiro estágio da civilização, estas ações garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência, estando na sua origem, associadas ao trabalho feminino, caracterizado pela prática do cuidar nos grupos nômades primitivos, tendo como pano-de-fundo as concepções evolucionistas e teológicas.
A profissão tem suaorigem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a Enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.
Desde os tempos do Velho Testamento, a profissão de enfermeiro já era reconhecida por aqueles que cuidavam e protegiampessoas doentes, em especial idosos e deficientes, pois nessa época, tais atitudes garantiam ao homem a manutenção da sua sobrevivência.
Nessa época e durante muitos séculos, a enfermagem estava associada ao trabalho feminino, caracterizado pela prática de cuidar de grupos nômades primitivos. Com o passar dos tempos, as práticas de saúde evoluíram e, entre os séculos V e VIII, a Enfermagem surge...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • intrucao ,50
  • Intruçao da contabilidade
  • segunda intruçao
  • Intrução dos catecumenos
  • intrução tecnica de vaso de pressão
  • Tutorial Dreamweaver
  • Pipeline de intrução e aritmético
  • 2 intrucao de companheiro macom

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!