introduçõa a psicopedagogia

3586 palavras 15 páginas
INTRODUÇÃO
O jogo ajuda-o a construir suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva ao professor a condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.
Este trabalho, de forma sucinta sugere alguns caminhos que possibilite a utilização dos recursos lúdicos como estímulos ao processo de aprendizagem de Língua Estrangeira (LE), em particular o espanhol, proporcionando ao educando um ambiente mais prazeroso e motivador.
O caráter de integração e interação contidas nas atividades lúdicas permitem a integração do conhecimento com ações práticas, Chaguri (2004), pois, segundo Vygostky, a motivação é um dos fatores principais não só para o sucesso da aprendizagem, como também na aquisição de uma LE.
Os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído, já que o lúdico é eminentemente cultural. Por meio da ótica do psicólogo suíço Jean Piaget pode-se notar que a concepção dos jogos não é apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energias das pessoas, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. (JUY, 2004).
Nosso objetivo é auxiliar o processo de aquisição de conhecimento de uma LE do educando a partir de recursos proporcionado pelo jogo de forma a mostrar uma prática pautada nos jogos, para que os educadores possam dinamizar o ensino de língua espanhola.
Os jogos ajudam a criar um entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhado a fim de considerar os interesses e as motivações dos educandos em expressar-se, agir e interagir nas atividades lúdicas realizadas na sala de aula.
Como não poderíamos deixar de ser, após as leituras necessárias o trabalho apresenta três sugestões de atividades lúdicas no emprego de ensino de vocabulário, gramática e expressão oral para aulas de Língua Espanhola. 1. O LÚDICO NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA
A brincadeira, no panorama sócio-histórico é

Relacionados