Introduçõa ao pib

977 palavras 4 páginas
Introdução ao PIB

A Economia de uma determinadanação pode ser avaliada por meio de um indicador, trata-se do PIB – Produto Interno Bruto. Ele consegue mensurar a riqueza total produzida pelas importações e exportações de um dado período. Na prática, significa dizer que é a produção de um país durante um ano. Na opinião de Márcia Martins Mendes de Luca:
“(…) o Produto Interno Bruto (PIB) fornece parâmetros importantes sobre o resultado da atividade econômica do país (…)”.
E quem é o responsável para realizar a medição e a divulgação do PIB ? É o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, que é uma instituição da administração pública federal, constituído na forma de fundação pública pelo Decreto-lei nº 161, de 13 de fevereiro de 1967,vinculado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
Assim, o PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região. Ou seja, ele revela o valor (soma) de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo.

Capítulo 1 – Conceito do PIB

Inicialmente, é preciso fica claro que o PIB é o indicador mais usado para medir o tamanho da economia de um país. Uma vez que, na definição do IBGE, que cuida do cálculo: são os bens e serviços produzidos no país e, descontadas as despesas com os insumos utilizados no processo de produção durante o ano. Para Márcia Martins Mendes de Luca:
“O PIB mede, portanto, a produção gerada no país, entendendo-se por essa produção a resultante da dedução dos consumos intermediários, mantida, entretanto, a depreciação do capital fixo.” Nesse contexto, pode-se afirmar que o fator que influencia diretamente a variação do PIB é o consumo da população. Assim, quanto mais as pessoas gastam, mais o PIB cresce. Se o consumo é menor, o PIB cai. Em suma, o consumo depende dos salários e dos juros. Se as

Relacionados

  • Desenvolvimento de Produtos
    1808 palavras | 8 páginas
  • kanhzjkza
    12622 palavras | 51 páginas