INTRODUÇÃO À FILOSOFIA: O HOMEM E SUAS RELAÇÕES, O DUPLO ASPECTO DO TRABALHO, A NATUREZA COMO CORPO INORGÂNICO DO HOMEM.

364 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ – UFC
FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIAIS E CONTÁBEIS – FEAAC

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À FILOSOFIA;
PROFESSOR: ADAUTO FILHO;
ALUNA: MARIA LINIER FERREIRA FARIAS.

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO

QUESTÃO 01: Por que se diz que o homem é um ser de relações?

Porque o seu processo de autoconstrução, que é determinante para a sua história, se dá a partir de suas relações, sejam com outros homens, ou seja, nas suas relações sociais (família, colegas, amigos, etc.), ou com a natureza, já que mesmo sendo capaz de manipulá-la, está inserido nela, diferente, por exemplo, dos animais, que simplesmente se adaptam a ela.

QUESTÃO 02: Comente sobre o duplo aspecto do trabalho no sistema capitalista.

O trabalho pode ser visto como:
1. Elemento de subordinação ao capital: quando seu propósito é somente utilizar como mercadoria aquilo que foi produzido pelo homem. Neste caso, o homem, em troca de pagamento, abdica da propriedade daquilo que produziu;
2. Elemento de autocriação humana: quando seu propósito é produzir apenas para sua sobrevivência, mediante relação recíproca com a natureza. Isso faz do homem um ser natural, genérico. É a partir daí que surge o processo de construção de sua consciência.

QUESTÃO 03: O que quer dizer Marx quando afirma que “a natureza é o corpo inorgânico do homem”?

O homem é orgânico e a natureza inorgânica. Porém, o homem não pode viver somente do seu corpo. Para sua sobrevivência, ele precisa estabelecer relações diretas e constantes com a natureza, tanto de forma física como espiritual. O trabalho é o que faz o homem, uma vez que sua personalidade se determina pelo modo como ele produz e reproduz sua vida social, e é através do trabalho que ele transforma a natureza e, nesse ato, ele próprio se modifica e se instaura como ser social. Assim sendo, se para efetivar sua existência e determinar sua personalidade o homem precisa necessariamente estabelecer essa relação com a natureza, esta

Relacionados

  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas