Introdução à filosofia zubiriana - pe. francisco-javier sotil baylos

13706 palavras 55 páginas
Seminário Missionário Arquidiocesano

“Redemptoris Mater”

Brasília

Esquemas de Filosofia

Zubiriana

Introdução

à Filosofia

(Apostilas)

Pe. Francisco-Javier Sotil Baylos

2003
I
O QUE É A FILOSOFIA

A. O termo “filosofia”

1. Etimologia do termo “filosofia”

a. O termo “filosofia” é composto de dois termos gregos: “phílos”, que significa amigo de, amante de, afeiçoado a, que gosta de, que tem gosto em, que se compraz em, que busca com afã, que anseia, etc., e “sophía”, que significa sabedoria, saber, ciência, conhecimento, etc. b. Assim pois, etimologicamente, o termo filosofia significa: amor à sabedoria, gosto pelo saber, etc.

2. Origem do termo “filosofia”

a. O termo “filosofia” nasceu no “círculo socrático”, quer dizer, no círculo de Sócrates e dos discípulos dele, ou talvez antes ainda no “círculo pitagórico”, quer dizer, no círculo de Pitágoras e dos seus discípulos. b. Eram chamados de “filósofos” os homens que buscavam a “sabedoria suprema”, quer dizer, “a sabedoria última e radical da vida e das coisas”, ou seja, o saber que busca a dimensão última e radical da vida e das coisas.

3. Três acepções do termo “filosofia”

a. Filosofia como forma de vida = O termo filosofia pode designar, antes de tudo, uma “forma de vida”: é a filosofia entendida como vida filosófica, como viver filosoficamente; assim entendiam a filosofia, por exemplo, os filósofos cínicos e cirenaicos e, em muitos aspectos, os próprios filósofos estóicos. = Esta acepção do termo filosofia ainda ressoa na nossa linguagem quando dizemos que alguém “conduz a sua vida com muita filosofia”; esta mesma acepção do termo filosofia é recolhida nas acepções 3 e 4 do termo “filósofo” no Dicionário Aurélio: # Filósofo é “aquele que procede sempre com sabedoria e reflexão, que segue uma filosofia de vida”.

Relacionados

  • matheuszkk
    1236 palavras | 5 páginas